Segunda etapa da nova iluminação da Via Costeira é acesa


A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), acendeu nesta sexta-feira (23), mais um trecho da nova iluminação da orla da cidade. Toda a área entre o sinal da rotatória da Av. Roberto Freire até o Hospital Municipal de Campanha recebeu novo posteamento e luminárias em LED. O trecho aceso representa 81% da Via Costeira. A expectativa da Semsur é que 100% da via esteja acesa em LED até o início do mês de novembro.

O acendimento da Via Costeira representa a segunda etapa da modernização e eficientização da iluminação de toda a orla de Natal. O projeto será responsável pela substituição de todos os postes e cabeamentos, bem como a implantação de luminárias de LED de alta potência, de todo o trecho entre a Praia de Ponta Negra e a Praia da Redinha.

"A nova iluminação da Via Costeira acesa nesta sexta é só uma fração do nosso trabalho para modernizar toda a orla da cidade. Foram 81% hoje e até o início de novembro 100% da via estará acesa. Mas não é só isso. No início da semana iniciamos a melhoria da iluminação da Ponte Newton Navarro. Por causa da maresia, muitos postes precisaram ser retirados. Então essa é uma prioridade nossa. Vamos modernizar todo trecho entre a Ponte Newton Navarro até o final da Via Costeira e em seguida faremos a melhoria da iluminação da orla da Redinha", disse o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega.

Iluminação em LED

O serviço de melhoria da iluminação pública da cidade do Natal está sendo feito por etapas. Na primeira, a Prefeitura está fazendo a modernização de toda a orla da cidade. Em seguida, o município irá trabalhar na eficientização energética dos grandes corredores urbanos. E na terceira fase, será realizada a implantação e modernização da iluminação dos bairros. Todas as luminárias atuais serão substituídas por luminárias de LED de alta potência. Além disso, será realizada a troca de todo o cabeamento e de todos os postes.

Todo o trabalho da iluminação está sendo realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos, com recursos do Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). Os valores são “carimbados” e só podem ser utilizados para serviços de iluminação.