Francisco do PT quer ações para melhorar abastecimento de água em municípios do RN


Crédito da Foto: Eduardo Maia
 
O deputado Francisco do PT quer medidas efetivas para amenizar a indisponibilidade de água nas cidades de Cerro Corá e Caiçara do Norte, no interior potiguar. O parlamentar apresentou três requerimentos solicitando ações que podem contribuir de maneira significativa para a população dos municípios.
 
Para Cerro Corá, Francisco do PT quer a aquisição de transformador elétrico para regularizar o fornecimento na cidade. Segundo relatos da população ao parlamentar, o antigo equipamento utilizado no sistema de abastecimento do açude do Pinga foi roubado. Com isso, a água utilizada pelos moradores é oriunda da adutora da Serra de Santana, mas a vazão tem sido insuficiente para garantir a demanda local.
 
"Esse fato gera necessidade de rodízio, fazendo com que muitos setores fiquem vários dias sem água. Nunca é demais ressaltar a importância de água para a vida humana e que a falta de água é uma calamidade", ressaltou o deputado.
 
Já para Caiçara do Norte, o deputado quer extensão de redes de abastecimento no bairro de Caiçara Nova e perfuração de poços artesianos nas comunidades de Pedrinhas e Terra, na zona Rural da cidade.
 
De acordo com Francisco do PT, o bairro de Caiçara Nova e a rua do Campo, onde residem dezenas de famílias, há a necessidade de extensão das redes de abastecimento d'água. Como os moradores das referidas localidades ainda não possuem a oferta de água adequada, de acordo com o parlamentar, é necessária a construção dos encanamentos e a extensão da rede que serão fundamentais para a população.
 
No caso das comunidades de Pedrinhas e Terra, há escassez de água no local e aproximadamente 30 famílias têm sido prejudicadas. Por isso, ele solicita a perfuração de dois poços, um em cada localidade, para amenizar o problema.  "O acesso à água é um direito de todos e obrigação do Estado", disse o deputado.
 
O requerimento será analisado pela Assembleia e, após aprovação, seguirá para a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.