Com 700 mil beneficiados, Instituto TIM comemora sete anos incentivando projetos de combate à pandemia



O Instituto TIM acaba de completar seu sétimo aniversário e celebra a marca de mais de 700 mil pessoas beneficiadas com seus projetos, em mais de 500 municípios de todo o Brasil. Além do início de uma nova turma do Academic Working Capital (AWC) - programa que apoia graduandos que querem transformar seus Trabalhos de Conclusão de Curso em empresas de base tecnológica - a instituição comemora a data com o lançamento de um novo portal, com layout moderno e mais conteúdos.

Na página (www.institutotim.org.br), será possível acompanhar as iniciativas que pretendem democratizar a ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano no Brasil. Ao longo de sua trajetória, o Instituto TIM adaptou para a realidade brasileira metodologias para o ensino de matemática e de ciências e desenvolveu aplicações tecnológicas voltadas para a gestão pública em parceria com governo e órgãos como o UNICEF. Na educação, são destaques o incentivo à ciência espacial nas escolas com o projeto Garatéa-ISS, que leva experimentos científicos de estudantes para o espaço, o apoio ao empreendedorismo universitário do já mencionado Academic Working Capital e as Bolsas Instituto TIM-OBMEP, realizadas em parceria com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que permitem a jovens talentosos de baixa renda se dedicar integralmente ao ensino superior.

Durante a pandemia, o Instituto TIM provou sua maturidade, adaptando projetos para o formato digital – como a Bateria do Instituto TIM, que mantém suas aulas por meio de vídeos – e apoiando iniciativas de combate à crise provocada pela Covid-19. O TIM Tec, plataforma virtual que disponibiliza cursos gratuitos a distância, foi protagonista, com crescimento de 200% nas inscrições no primeiro semestre de 2020, alcançando a marca de 100 mil usuários cadastrados. A iniciativa foi incluída na plataforma Aprendendo Sempre, coalizão com diversas organizações da sociedade civil que apoia professores e famílias na promoção da aprendizagem durante a pandemia.

“Os primeiros sete anos de Instituto TIM foram uma extraordinária viagem na sociedade e no grande potencial do país. A possibilidade de contribuir para a transformação da vida de milhares de pessoas é uma grande motivação para o futuro, principalmente no momento atual, em que a tecnologia e a ciência e o empreendedorismo e a inclusão se mostram como as maiores alavancas para o desenvolvimento”, afirma o presidente do Instituto TIM, Mario Girasole.

Workshops AWC

Nesse momento de celebração, o Instituto TIM dá início aos workshops da 6ª edição do Academic Working Capital. Foram selecionados mais de 60 alunos de 13 universidades, representando seis estados do Brasil, e 19 ideias que podem virar startups inovadoras. Ao longo de nove meses, os escolhidos participarão de diversas jornadas de aprendizagem, recebendo apoio financeiro, técnico e de negócios, para apresentarem seus produtos a investidores e especialistas.

Desde o início do AWC, em 2015, o Instituto TIM estimula a diversidade e, desta vez, o tema foi inserido no edital: representatividade de gênero e raça nos grupos eram critérios de desempate na seleção dos projetos a participação. Como resultado, a turma de 2020 é a que conta com maior percentual de mulheres (42%) e traz projetos como o Maria, um absorvente interno biodegradável feito com fibra de casca de banana.

Outro critério de seleção foi a priorização de trabalhos que possam contribuir no enfrentamento dos desafios de uma sociedade pós-pandemia. Uma das ideias selecionadas, por exemplo, pretende diagnosticar a Covid-19 utilizando inteligência artificial. O desenvolvimento de aplicativos de telemedicina e plataformas colaborativas para ensino EAD e para o compartilhamento de espaços ociosos em bares e restaurantes também estão entre os escolhidos.

Todos os workshops e mentorias desta nova turma serão virtuais, evitando deslocamentos e aglomerações. A Feira de Investimentos, que encerra o ciclo do programa, acontecerá em maio de 2021 e marcará também o início da próxima edição do Academic Working Capital. Em cinco anos, a iniciativa já apoiou o desenvolvimento de quase 150 projetos inovadores, com a participação de cerca de 400 estudantes e 50 startups constituídas.

Sobre o Instituto TIM

O Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (projetos educacionais para crianças e jovens); Aplicações (soluções em software livre); Inclusão (difusão do conhecimento) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação).

Em parceria com diversas instituições federais e aproximadamente 70 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o País, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 500 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos.