Campanha Outubro Rosa do Sistema Fecomércio RN inicia com a realização dos 700 exames de mamografias e preventivos gratuitos na unidade móvel de saúde



A programação também contempla lives sobre a temática, exposição virtual, venda de máscaras com parte da renda revertida para a Liga Contra o Câncer, além de ações em educação em saúde 

 

 

O Serviço Social do Comércio (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio RN, iniciou a programação da Campanha do Outubro Rosa 2020, com o atendimento na manhã desta quinta-feira (1º), na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que está estacionada no Sesc Zona Norte. Até o dia 30 de outubro, cerca de 700 mulheres farão mamografias e preventivos gratuitos. 

 

A meta é realizar 336 mamografias em mulheres de 50 a 69 anos, e 336 preventivos (também conhecidos como Papanicolau) em mulheres de 25 a 64 anos. O agendamento dos exames já foi realizado por telefone durante o mês de setembro. 

 

A programação da campanha também integra ações diversas, com exposição virtual com fotos de pacientes que tiveram câncer de mama; ações educativas nas unidades Sesc; palestras nas empresas; lives com convidados da área médica; iluminação cor de rosa nas unidades do Sesc RN; e venda de máscaras nas Centrais de Relacionamento, com parte da renda revertida para a Liga Contra o Câncer. A programação completa pode ser acessada no site sescrn.com.br. 

 

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher chegou ao Rio Grande do Norte, de forma pioneira, em 2012, e até agosto deste ano, foram realizados 61.765 exames – entre mamografias e preventivos – e 147.964 ações educativas. Em decorrência de alterações identificadas nos exames realizados na unidade móvel, mais de 1.095 casos foram encaminhados ao setor público de saúde para continuidade no tratamento. O projeto tem parceria do Hospital do Amor, em Barretos (SP), que recebe os exames encaminhados pelos profissionais de saúde do Sesc. 

 

O câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre as mulheres no mundo e no Brasil. Para este ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), as estimativas de incidência de câncer de mama são de 66.280 casos novos e de 16.710 casos novos de câncer de colo de útero. No Rio Grande do Norte, a estimativa para o mesmo quantitativo de mulheres é de 56,33 casos novos de câncer de mama e 15,23 de colo de útero. 

 

Outubro Rosa 


Simbolizado pelo laço cor de rosa, o Outubro Rosa é um movimento popular criado nos Estados Unidos em 1997 para a conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante todo o mês, entidades e empresas do mundo inteiro organizam ações como o uso de fitas ou camisas na cor rosa. Iluminar monumentos, prédios públicos, pontes e teatros com essa cor foi uma ação realizada posteriormente, que se tornou referência do movimento. O Sesc RN apoia o Outubro Rosa desde 2009, com campanhas educativas e ações de conscientização sobre o tema. 

 

Serviço:  

 

O quê?  Campanha do Outubro Rosa Sesc RN  

 

Programação? 

 

  •  Realização de exames gratuitos de mamografias e preventivos Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher (os agendamentos estão encerrados, pois foram previamente feitos em setembro); 

  •  Exposição virtual “Um toque pela autoestima” com trabalhos de mulheres que estão em tratamento contra o câncer, disponível no sescrn.com.br 
     
  • Lives no Instagram do Sesc RN com convidados da área médica. 

     
  • Palestras em empresas. Contatos para agendamentos: Natal (84) 3133-0360, ramal 247 (Diana); Mossoró (84) 3312-9804 (Raquel); e Caicó. (84) 3421-2337 (Marina).  

     
  •  Venda de máscaras nas Centrais de Relacionamento Sesc, exceto Odontologia. Valores: R$ 3,50 (trabalhador do comércio e dependentes) e R$ 5 (público em geral). Parte da renda das vendas será revertida para a Liga Contra o Câncer. 

 

Onde?  sescrn.com.br