Vivaldo Costa cobra prioridade no tratamento de pacientes com doenças mentais no RN

 

Crédito da Foto: João Gilberto

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) usou a tribuna virtual da Assembleia Legislativa, durante a sessão ordinária desta terça-feira (22) para cobrar do Governo, prioridade no tratamento de pacientes com  doenças psicológicas no Estado.

“Apelo ao secretário e à governadora que disponibilizem médicos psiquiatras nos quadros dos hospitais regionais espalhados pelo Estado e que estes possam acompanhar os pacientes com doenças mentais nos plantões e depois sequenciem esse tratamento”, cobrou.

Vivaldo destacou que, com o fechamento dos hospitais psiquiátricos, esses pacientes ficaram desassistidos e estão passando por dificuldades para ter acesso ao tratamento. “A necessidade é gritante e é preciso que façamos algo por essa população que precisa estar com seu tratamento em dia”, ressaltou.

O parlamentar também cobrou a inclusão de psicólogos na rede estadual de saúde. “O Estado precisa disponibilizar esses profissionais que poderiam ajudar muito a essa população”, sugeriu.
Por último, Vivaldo Costa trouxe a plenário o exemplo exitoso do município de São José do Seridó, que depois de registrar índices altíssimos de suicídios, teria dotado um programa e reduzido a zero os casos.

“Através de um trabalho desenvolvido por profissionais do Programa Saúde da Família, psicólogos, psiquiatras e toda uma rede de apoio, São José do Seridó reduziu a zero o número de suicídio. Se deu certo lá, pode dar certo em outras cidades do Estado”, finalizou.