Mais de 9 mil potiguares já se inscreveram como mesários para as Eleições 2020

 


Desde o dia 1º de setembro, mais de 871 mil mesários de todo o Brasil estão sendo treinados para as Eleições de 2020. Em virtude da pandemia da covid-19, o treinamento foi repensado para a proteção daqueles que trabalharão no pleito.

No Rio Grande do Norte, já são 9.278 voluntários inscritos, o que representa 35,68% do total de vagas. Em Natal, 3.054 pessoas se inscreveram para serem mesárias, sendo 61,08% das vagas da capital. No entanto, o chefe da Seção de Formação e Aperfeiçoamento (SFA) da Justiça Eleitoral potiguar, Teresa Câmara, destaca que a inscrever não garante uma convocação para trabalhar na eleição.

"É preciso ser convocado pela Justiça Eleitoral, através dos Cartórios Eleitorais, para trabalhar e garantir os benefícios de ser mesário", explica. "Além disso, só poderá trabalhar quem tiver realizado devidamente os treinamentos", conclui.

A preparação dos mesários é realizada na plataforma de ensino à distância do Tribunal Superior Eleitoral. Dentre os conteúdos do treinamento, estas orientações e protocolos para proteção contra o vírus.

Equipamentos de proteção e maior agilidade

Como explicou Teresa Câmara, que é responsável pelo treinamento dos mesários no estado, os voluntários usar o escudo facial, máscaras com três camadas de proteção, álcool em gel e sprays para higienizar como salas de votação. "Além dessas medidas de proteção, também não haverá biometria dos eleitores, o que deve agilizar o tempo de votação, e o horário do ponto de vista ampliado em uma hora", Câmara completa.

"A grande preocupação da Justiça Eleitoral neste ano é em relação à saúde e a prevenção da contaminação pelo novo coronavírus. Por isso, vários procedimentos serão adotados para proteger mesários e eleitores", afirma a servidora do TRE-RN.

Essas medidas de prevenção, bem como demais orientações sobre as Eleições 2020, são explicadas no aplicativo do Mesário, disponível para Android e iOS, onde os inscritos podem realizar o treinamento. Os mesários convocados devem usar o aplicativo no dia da eleição para seguir o passo a passo e garantir a saúde dos voluntários, dos eleitores e do próprio pleito.

Benefícios de ser mesário voluntário

Aqueles que trabalham como mesário voluntário têm direito às seguintes prioridades:

- Dois dias de folga, seja no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado nas transportes;

- Para alunos de Instituições de Ensino Superior conveniadas, como horas trabalhadas contam como atividade extracurricular;

- Isenção da taxa de inscrição nos concursos públicos promovidos pelo Governo do RN (Lei nº 9643/2012), pelo Município de Natal (Lei nº 6336/2012) e pelo Município de Parnamirim (Lei nº 1.687 / 2014).

Clique aqui para se inscrever