Convenções partidárias geram aglomerações pelo interior do RN


A também deputada federal Natália Bonavides (PT), que participou de convenção em Mossoró, no domingo (13), disse que o evento seguiu "todas as medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos de saúde e também pelo TSE para realização das convenções", e que "a atividade contou com aferição da temperatura de todos os participantes, uso obrigatório de máscara durante a permanência no local e álcool em gel em todas as instalações". A governadora Fátima Bezerra (PT) participou deste mesmo encontro, mas não se manifestou até a publicação desta matéria.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou recentemente o Plano de Segurança Sanitária que indica as medidas gerais a serem aplicadas ao longo do processo eleitoral para preservar a saúde da população, servidores e colaboradores, durante a pandemia da Covid-19. Quanto às convenções, o órgão recomenda a realização da reunião de forma virtual, como alguns partidos fizeram em Natal, e, no caso de ser presencial, é preciso estabelecer limitação do acesso e distanciamento entre as pessoas, o que não foi visto na maioria das cidades do interior citadas.

Veja abaixo as recomendações do TSE para as convenções:
Realizar as reuniões e eventos preferencialmente por meio virtual.
Em reuniões presenciais, calcular o número de pessoas presentes de acordo com a capacidade da sala, de modo a permitir distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas.
No caso de eventos presenciais, orientar que todos os presentes usem corretamente a máscara.
No caso de eventos presenciais, preferir ambientes com ventilação natural ou em área externa.
Não servir refeições ou realizar outros eventos que impeçam o uso de máscaras faciais.
Evitar a distribuição de material impresso.
Disponibilizar lavatórios e/ou álcool em gel 70% em locais de eventos presenciais.
Orientar filiados com mais de 60 anos ou outros fatores de risco a evitar o comparecimento a atividades presenciais.

G1 RN