ALRN apresenta Sistema de Deliberação Remota na Semana Internacional da Democracia

 


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte participa nesta sexta-feira (18) da Semana Internacional da Democracia que tem como tema “Como a tecnologia pode ajudar na preservação e fortalecimento da democracia”. O evento tem como principal objetivo destacar as experiências brasileiras de Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas de todo o Brasil que implementaram projetos de deliberação remota que ajudaram a manter o funcionamento do Legislativo durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

“O Sistema de Deliberação Remota (SDR) junto ao eLegis (Sistema do Processo Legislativo Eletrônico), ambos desenvolvidos pela Diretoria de Gestão Tecnológica da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, é destaque no legislativo potiguar permitindo a votação dos deputados estaduais com os mesmos itens da votação presencial e por isso a Casa foi convidada para esse evento internacional”, explicou o diretor de Gestão Tecnológica da Casa, Mário Sérgio Gurgel.

Durante o evento, Mário Sérgio Gurgel, apresentará uma das grandes inovações do painel eletrônico da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e o seu desenvolvimento interno.  “Antes nós só tínhamos o painel eletrônico, contratado de uma empresa de Minas Gerais, e sem integração com o processo legislativo. A partir do desenvolvimento interno do sistema, é importante frisar a economia que isso vai nos trazer, porque não precisaremos mais licitar o equipamento. Além disso, eu acredito que nós seremos o Legislativo brasileiro com um dos painéis mais modernos e eficientes para plenário”, destacou.

Ao longo das 8 horas de evento online, haverá apresentação de keynotes e painéis de debate sobre as inovações que acontecem nas Casas Legislativas e como isso pode impactar no futuro da democracia. Os interessados em acompanhar a Semana Internacional da Democracia pode se inscrever através do link: https://brasil.legistechfordemocracy.co/

Nenhum comentário