Terceira live do projeto Terça da Boa Música vai viajar pela história do rock




O projeto de shows virtuais da Viva Entretenimento pretende oferecer aos amantes do rock uma verdadeira experiência de viagem no tempo. Através da interpretação de Lucinha Lira e Glay, vocalista da banda Mobydick, ambos de origem potiguar, a ideia é reverenciar os grandes marcos desse ritmo que faz parte da cultura brasileira desde os anos 50. A live também estará arrecadando doações para o Transforma Brasil no Rio Grande do Norte e acontecerá no dia 11 de agosto (terça-feira), a partir das 20h, no canal do youtube Viva Promoções.

Chico Bethoven, diretor musical do projeto, conta que o rock brasileiro foi influenciado pelo cenário mundial em todas as suas fases. O ritmo, que surgiu em 1851 nas rádios de Ohio, Estados Unidos, começou a ganhar espaço e provocar uma mudança cultural no comportamento de milhares de pessoas, principalmente os mais jovens, que passaram a se vestir, agir e falar de maneira diferente. No Brasil, ele começou a se manifestar ainda nos anos 50, nas orquestras de baile, e logo tomou conta das rádios e televisões da época. Sérgio Murillo, Tony e Celly Campelo foram os primeiros ídolos nacionais.

De Elvis ao Woodstock, o rock internacional sofreu várias transformações e adquiriu uma conotação sociopolítica, a exemplo do legado de bandas como Beatles, Rolling Stones, The Doors e Pink Floyd. Aqui, esse período foi o que batizamos de Jovem Guarda, quando Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderleia e outros começaram a cantar versões de sucessos dos Beatles. Junto a ela, nasceu também a Tropicália, que somava a guitarra elétrica à MPB e trazia também um forte discurso político. Gilberto Gil, Caetano Veloso e Os Mutantes são destaques dessa época. Pouco tempo depois, o surgimento de Raul Seixas preparou o caminho para a consagração do Rock Nacional em meados dos anos 80, com a primeira banda a estourar: Blitz, liderada por Evandro Mesquita. Com isso, acompanhamos a formação de Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana, Barão Vermelho, Ultraje a Rigor, Kid Abelha e outros. Além dos artistas solo, que abriram as portas para mais uma ramificação do ritmo: o Pop Rock. Enquanto isso, lá fora, nasciam o Heavy Metal e suas derivações, deixando-o mais agressivo e alcançando novos públicos, assim como o Hard Rock nos anos 90. Esse período é marcado no Brasil pela aparição de vários grupos de estilos muito diferentes entre si, mostrando as inúmeras possibilidades de fazer rock: Sepultura, Skank, Jota Quest, Mamonas Assassinas, Raimundos, Charlie Brown Jr. Com a virada de século, poucos novos artistas reconhecidos nacionalmente surgiram, por isso que hoje o ritmo se associa muito ao underground, onde o movimento de diversos estilos continua vivo entre as ruas e vielas dos guetos do Brasil.

Essa é a história que o Terça da Boa Música vai contar na #LiveRock do projeto. Um ritmo que nasceu como uma mistura de Blues, Country e Jazz e ganhou uma marca própria; desenhou a cultura a nível mundial; remodelou comportamentos, pensamentos, formas de protesto; e transformou gerações. Na terça-feira, dia 11 de agosto, você tem uma viagem marcada: uma experiência única para reviver o melhor do rock brasileiro.

Arrecadação de doações

O Terça da Boa Música está, desde a primeira live, divulgando e incentivando as formas de doação para o projeto Transforma Brasil, um movimento de engajamento e mobilização cívica, que conecta voluntários e ONGs através de uma plataforma online. A campanha de arrecadação criada para o período de pandemia formou uma rede de 2.500 projetos e iniciativas sociais espalhados pelo território brasileiro. A meta é juntar 155 mil cestas básicas por mês durante um período de pelo menos 2 meses, o que soma R$12.500,00 em doações ao todo. Com isso, 125 mil famílias associadas às instituições participantes serão beneficiadas.