Sistema Fecomércio RN anuncia continuidade do Programa Rede DEL Turismo, um dos frutos da parceria com a Alemanha



O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, anunciou nesta quinta-feira (20), a realização da segunda fase do Programa Rede de Desenvolvimento Econômico Local - DEL Turismo, beneficiando os municípios de Parnamirim, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul.
Metodologia inspirada no modelo alemão para gestão do desenvolvimento local, o Programa foi implantado no Rio Grande do Norte  por meio de uma parceria entre a Fecomércio RN, FASISC-SC, Federasul-RS, Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemães BFZ, BBW e SEQUA. Com adaptações focadas no fortalecimento do turismo local, a iniciativa oferece um intercâmbio de conhecimentos entre os municípios do RN e a Alemanha, além de promover treinamentos focados no desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade e governança municipal de cada destino turístico.
Com a renovação de mais uma fase do Programa, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, anunciou a continuidade da parceria com um modelo de trabalho focado em apoiar a implementação de iniciativas para o desenvolvimento sustentável do turismo, com foco na superação da pandemia Covid-19.   
“Esta iniciativa, mesmo que recente, já gerou bons frutos para o estado, principalmente nos municípios que aderiram ao programa. Agora, iremos trabalhar em conjunto na estruturação desses municípios, visando a retomada das atividades ligadas ao turismo que foram duramente impactadas neste contexto de crise da Covid-19”, afirmou Marcelo Queiroz.
O modelo de trabalho a ser desenvolvido nesta nova etapa foi detalhado pelo Consultor do Programa Rede DEL Turismo e do Projeto Verena, Andreas Dohle, que detalhou os três focos de atuação: preparação das cidades para implementação dos protocolos sanitários no setor turístico; consolidação dos municípios envolvidos como destinos sustentáveis a partir de cooperação com a fundação holandesa Green Destinations; e desenvolvimento de ações de marketing que destaquem a imagem de sustentabilidade e biossegurança para essas localidades.
São Miguel do Gostoso foi o primeiro município do Rio Grande do Norte a implantar o DEL Turismo. A empresária Maristela Ribeiro cita os benefícios trazidos pelo Programa para a qualificação profissional na região.
“O convênio com o DEL trouxe diversos benefícios para o desenvolvimento do turismo local, com a oferta de cursos e de oficinas, tanto para empresários quanto para trabalhadores do setor, essa iniciativa colaborou muito para a nossa capacitação”, disse a empresária.  
O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, destaca o fortalecimento do setor turístico do município a partir da implantação do programa.
“O DEL Turismo tem reforçado o planejamento do município de Parnamirim, integrando e fortalecendo o ambiente dos negócios em nossa cidade. É com satisfação que recebemos a confirmação da continuidade da parceria, com o apoio da Alemanha. Fazer parte desta seleta rede de cooperação engrandece a todos”, declarou Taveira. 
Para o prefeito de Tibau do Sul, Modesto Macedo, a renovação da segunda fase do DEL é um encorajamento em meio ao atual cenário de crise. 
“Saber que a segunda etapa do Programa DEL foi aprovada e que a mesma visa apoio ao desenvolvimento e à implementação de iniciativas públicas- privadas para o desenvolvimento sustentável do turismo, na atual e difícil conjuntura  mundial que nos encontramos, muito nos encoraja a acreditar, cada vez mais, que estamos no  caminho certo”, comemorou.