Rede hospitalar do Oeste recebe incremento de leitos para atendimento geral e de Covid-19


Em cumprimento à agenda no interior do Estado, a governadora Fátima Bezerra participou nesta terça-feira (18) da solenidade de entrega de novos leitos no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assu, na região Oeste. Para tratamento exclusivo Covid, foram ativados 10 leitos de UTI e 6 leitos clínicos, que já estão em funcionamento, e mais 2 leitos serão instalados até o final do mês. A unidade ganhará reforço também no setor de internação geral: 10 leitos clínicos serão instalados nas próximas semanas, para reativação de um setor que estava parado havia quatro anos.
Em seu discurso, a governadora lembrou que "a Sesap não mediu esforços para que o Vale do Açu contasse com esses leitos de UTI. Estamos atendendo a essa reivindicação antiga da população e vamos lutar para que esses leitos fiquem como legado do Governo”. Maura Sobreira, secretária adjunta da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), reforçou que "o Plano de Contingência de Enfrentamento ao Coronavírus tem contemplado a assistência hospitalar em todo o RN. Com a abertura destes leitos, já prontos para entrar no sistema Regula RN, todas as regiões de saúde agora contam com leitos de UTI".
Os 10 leitos de UTI exclusivos para tratamento Covid entregues pela governadora se somam aos 4 leitos clínicos e 2 de estabilização, com respiradores, monitores de sinais vitais, aspiradores e desfibriladores, abertos no dia 10 de junho. Desde então, foram registrados 31 pacientes recuperados e que tiveram alta hospitalar.
O Governo do RN investiu R$ 437 mil, através da Sesap para a estruturação dos novos leitos. Os 6 monitores e 10 respiradores usados nas UTIS foram doados pelo Projeto Todos Pela Saúde. O Estado também custeou materiais e insumos como roupas de cama e banho, além de ter assumido contratos de manutenção, como a gasometria, que vão aumentar o custo mensal da unidade. 
A fala do diretor geral, Alberto Luiz de Lima Trigueiro, destacou o trabalho do governo: "O hospital tem 21 anos e há todo esse tempo era aguardada a implantação destes leitos. Só temos a agradecer à governadora".
A Sesap aumentou e capacitou a equipe técnica que atua no hospital: 61 profissionais foram lotados na unidade, além da contratação da Cooperativa Médica para cobrir 124 plantões de 12 horas por mês. A secretaria também ofertou duas capacitações em ventilação mecânica para todos os profissionais que atuarão na UTI. Atualmente o hospital conta com: 245 servidores efetivos e 47 contratados de limpeza e vigilância e 65 servidores temporários.
Presente à ocasião, o deputado estadual George Soares lembrou o benefício "a pelo menos 240 mil pessoas do Vale do Açu e região salineira” e completou: “Quando a governadora assumiu, esse hospital estava caótico. Meu obrigado pela sua determinação”. O deputado estadual Francisco do PT reconheceu: "Quero destacar que a senhora está fazendo a diferença, governadora, nesse momento difícil”.
A instalação de novos leitos só foi possível graças à reforma realizada no local, no valor de R$ 640 mil, financiada com recursos federais destinados aos gastos com saúde na pandemia. O projeto contemplou novos pontos elétricos, pintura, recuperação de banheiros, adequação nos leitos e parede de isolamento.
Ainda em 2020, foi realizada a informatização da farmácia central do hospital, possibilitando maior controle na distribuição de insumos e medicamentos, regularizando estoque e evitando faltas tão comuns no passado. Em maio de 2019, por meio do Banco Mundial, foi encaminhada uma ambulância para a unidade.
O Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos tem área de abrangência para atendimento de pacientes dos seguintes municípios: Assu, Fernando Pedroza, Angicos, São Rafael, Itajá, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Pendências, Porto do Mangue, Carnaubais, Paraú e Triunfo Potiguar. A unidade é dotada de centro de referência em obstetrícia, que funciona 24 horas (em sistema de urgência e emergência); mais centro de cirurgias eletivas; clínica médica para internamentos e retaguarda para UPA de Assu e prontos socorros municipais. Representando a Secretaria Municipal de Assu, Lilian Fagundes agradeceu a ação em nome de todos os municípios beneficiados.
Estiveram presentes ao evento o vice-governador Antenor Roberto; secretária adjunta do Gabinete Civil, Samanda Alves; a assessora especial da governadoria, Inês Almeida; a professora  Aldeísa Silva, representando a 11ª Direc; a Diretora de Relações de Gênero do SINTE, Fátima Costa; e o representante do mandato do senador Jean Paul, Tércio Pereira.