Lançamento da Revista "O Galo" homenageia obra do jornalista Carlos de Souza



A quinta edição da Revista "O Galo", publicada pelo Governo do Estado, atráves da Fundação José Augusto (FJA) será lançada em formato virtual neste sábado (15), a partir das 8h, no site www.cultura.rn;gov.br.  O lançamento homenageia o jornalista e escritor potiguar Carlos de Souza, falecido em agosto de 2019 que editou durante anos a publicação da FJA.
Nesta edição a revisa  traz “ Variações sobre o Mesmo Carlão” um texto especial, escrito por Alex de Souza,  filho do jornalista,  que narra a trajetória do também escritor desde suas  origens  em Areia Branca até se tornar editor da Tribuna do Norte e Diário, além dos livros  publicados em sua carreira.
A publicação, editada pelo jornalista Cefas Carvalho, apresenta ainda artigos sobre Oswaldo Lamartine, Sanderson Negreiros, Zila Mamede, Anchieta Fernandes,  assinados por autores como Vicente Serejo, Manoel Onofre, Júnior, Humberto Hermenegildo e Thiago Gonzaga.
Destaque também para uma entrevista especial sobre a obra da poeta Iracema Macedo, além de reportagens sobre os 70 anos do poeta Antônio Francisco,  o projeto Insurgências Poéticas e a Coleção Mossoroense.
O Galo traz ainda espaço para poesia dos escritores David Leite, Ana Paula Olivier, Ada Lima,  João Andrade, Maria Marcela Freire , Nivaldete Ferreira e Livio Oliveira.  A publicação apresenta também contos de Ricardo Sobral, Ana Cláudia Trigueiro, Théo Alves, Marcio Benjamim e José de Paiva Rebouças.

Carlos de Souza

Natural do município de Areia Branca, Carlão era respeitado no segmento literário e jornalístico potiguar. Trabalhou nos jornais A República, Diário de Natal (repórter e editor de cultura) e Tribuna do Norte (repórter, editor, colunista e crítico literário). Posteriomente foi o editor da Revista "O Galo".
Como escritor, lançou os livros “Crônica da Banalidade” (1988) e “Cachorro Magro” (1999), que ganhou o prêmio Othoniel Menezes de Poesia. Também foi autor do espetáculo “É tudo fogo de palha’, sobre o nascimento de Natal, e do romance “Cidade dos Reis”. Contudo, foi com a obra de contos “Urbi’” (2015), que Carlão atingiu o momento culminante na sua carreira como ficcionista.


Lançamento virtual da Revista "O Galo"
Data: Sábado (15/08)
Pelo site http://www.cultura.rn.gov.br