José Dias solicita abertura de mais um centro cirúrgico no Hospital Regional de Macaíba


O deputado José Dias (PSDB) voltou a falar nesta quarta-feira (19), durante sessão ordinária por videoconferência na Assembleia Legislativa, sobre a situação do Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, localizado em Macaíba. O parlamentar apresentou requerimento solicitando a abertura do segundo centro cirúrgico na unidade de saúde.

“A situação é mais grave do que imaginamos. Para que o centro cirúrgico funcione são necessários materiais e equipamentos que custarão em torno de R$ 100 mil, mas isso não significa nada para o poder público. Houve transferência de recursos federais para os estados e municípios e o Governo do Estado não pode negar”, disse José Dias.

O parlamentar destacou que o hospital iniciou as suas cirurgias eletivas em 2016, tendo realizado 300 pequenos procedimentos e 19 cirurgias eletivas, de hérnia e vesícula. Ainda de acordo com José Dias, Macaíba tem déficit de mais de 1.397 cirurgias gerais e 2.528 pequenos procedimentos. “Mesmo considerando o tamanho do município, é um número alarmante, mas como se pensa em coronavírus, tal situação parece que não significa nada”, desabafou o parlamentar.

José Dias disse que o Governo do Estado pode destinar o valor (de R$ 100 mil) a partir de suas emendas parlamentares. “Farei o procedimento legal para a Secretaria Estadual de Saúde e espero sensibilidade do Governo para resolver esse problema que atinge Macaíba e grande Natal”, finalizou o deputado.