Empresários elogiam decreto que libera bares para ocuparem calçadas em Natal


Empresários de Natal aprovaram o decreto publicado pela Prefeitura do Natal nesta terça-feira (18), que permite que bares e restaurantes de Natal possam utilizar a área de calçada para colocação de mesas e cadeiras, desde que seja resguardada uma faixa livre mínima de 1,20m destinada ao passeio. A permissão é para os estabelecimentos localizados em vias locais e vias coletoras e foi editado devido à pandemia de covid-19 para que o Município conceda, provisoriamente, esse benefício que permite aos empresários do setor ampliar a área de atendimento, diminuída devido às normas de distanciamento social.
O Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN) elogiou a medida. Seu presidente, Habib Chalita, apoia a medida e afirma que o setor tem envidado esforços para cumprir os protocolos nessa retomada das atividades. “Nós, do segmento de hospedagem e alimentação, temos trabalhado para estar sempre dentro dos protocolos de saúde. As medidas da Prefeitura diante dos protocolos mostram a confiança no setor e isso reflete no planejamento gradual”.
O Decreto traz as regras para calcular o espaço que tem que ser deixado livre e outras exigências sanitárias a serem seguidas pelos estabelecimentos que se interessarem por usar esse espaço, sem necessidade de licença prévia da Semurb, que, contudo, deve ser informada por meio do portal https://directa.natal.rn.gov.br. “Torcemos para que o cidadão também tenha sua consciência para não aglomerar e assim possa aproveitar os espaços dos bares e restaurantes da capital sempre dentro dos protocolos de saúde”, comentou Chalita.