Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda retoma atendimento presencial em Natal



O atendimento presencial dos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda estão sendo retomados nesta semana nas unidades da Cidade Alta e Alecrim. O funcionamento será das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, com horário agendado por telefone e respeitando todas as regras de segurança sanitária para retomada. Os números de cada unidade estão dispostos no fim da matéria.

Essas unidades da Prefeitura de Natal são geridas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), para enfrentamento do desemprego no município. “Em decorrência da situação de calamidade pública, muitas empresas fazem dispensa em massa de colaboradores e, sem emprego, muitas estão enfrentando dificuldades. Para os números cidadãos, os serviços que oferecem como entrada no seguro-desemprego representam não apenas a sua sobrevivência, mas também os seus familiares. Por isso, o trabalhador deve ter uma vida facilitada, especialmente nesse momento de calamidade ”, defendeu a secretária Andréa Dias.

Nos Centros Públicos de Trabalho, Emprego e Renda, o trabalhador natal pode, além da entrada no seguro-desemprego, fazer o cadastro para encaminhar para vagas de trabalho, fazer a emissão da Carteira de Trabalho Digital através do aplicativo digital no celular, entre outros serviços.

Segundo diretor do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional, Priscilla Lobo, boa parte da população ainda não tem acesso à Internet e / ou, muitas vezes, tem dificuldade em usar aplicativos para empregos de empregos cadastrados no Sine, por meio do Portal Emprega Brasil ou através do aplicativo Sine Fácil.

“Orientamos desde a elaboração de currículos e como se comportar em entrevistas, bem como quanto a questões de previdência social, assistência social, direitos e deveres do trabalhador. O empresário que precisa contratar mão de obra pode entrar em contato com o Setor de Captação de Vagas de Centros Públicos e, de acordo com o banco de dados de unidades, os candidatos são enviados com carta de encaminhamento, para seleção e entrevista de emprego ” Priscilla.

Os servidores que atendem à população nos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda recebem equipamentos de proteção individual, como máscaras N95, máscaras descartáveis, protetor facial (toucas), toucas, luvas, álcool em gel e papel para contato para higienização de teclados e telefones. A Semtas também escalou o técnico de segurança e saúde do trabalho para orientar os servidores quanto à importância e utilização correta dos EPIs.

Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones 3232.4233, para atendimento no Alecrim (Rua Fonseca e Silva 1112, em frente ao Instituto dos Cegos); e 3232.4922, na Cidade Alta (Rua João Pessoa, em frente à Praça Padre João Maria).