Centro Controle de Zoonoses alerta para cuidados com escorpiões



O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Natal, por meio do Núcleo de Vigilância Entomológica (NVE) alerta à população para o perigo de surgimento de escorpiões nessa época do ano, uma vez que as alterações do clima no período de chuvas intensas e a elevação de temperatura favorecem o surgimento desses animais.

Isso acontece porque saem de seus esconderijos em busca de abrigo em locais com umidade, aumentando os riscos de acidentes, que podem se agravar quando as vítimas são crianças, idosos ou pessoas com a imunidade suprimida. A responsável técnica, especialista em zoologia do NVE/CCZ, bióloga Juraci Lima explica: “os escorpiões aparentam picos de acidentes nesses períodos, já que os animais procuram abrigo favorável a criadouros e muitas vezes adentram as residências”.

O CCZ recomenda manter os cuidados como conservar o quintal limpo; não acumular entulho ou restos de obra dentro de casa; verificar sapatos e roupas antes de usar; estar atento à parte interna das cortinas; fechar os ralos e eliminar as baratas, que servem de alimento para os escorpiões; não acumular restos de materiais de construção nos quintais e realizar o remanejo do ambiente.

Em caso de acidentes, a recomendação é ir imediatamente aos serviços de saúde de referência mais próximos de sua residência, como as Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) - Esperança, Potengi, Pajuçara ou Satélite. Após avaliação, pode ser referenciado para o Hospital Giselda Trigueiro, caso haja necessidade de um antiveneno. O CCZ orienta, se possível, levar o animal vivo ou morto, ou uma foto para orientar a conduta do acidente, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

O Núcleo de Vigilância Entomológica realiza a busca dos animais que causam acidentes nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, mas no momento, devido à pandemia, só faz uma vez na semana ou quando ligam para pegar algum de urgência.  É importante identificar o animal com os dados do acidentado. Assim, a equipe do CCZ poderá realizar a investigação, confirmando a espécie do animal causador do acidente. São levados ao laboratório do CCZ Norte, que está realizando treinamento com as equipes de investigação dos acidentados por animais peçonhentos.

De acordo com Juraci Lima, a intenção do CCZ é mapear as espécies de ocorrência no município e o georreferenciamento irá nortear as ações de monitoramento desses acidentes, bem como conhecer as espécies causadoras desse agravo. Para casos de dúvidas ou informações, entrar em contato nos telefones 3232 8235 ou 3232 8237, de domingo a domingo, no CCZ Norte, que fica localizado na Avenida das Fronteiras, 1526, Potengi, Distrito Sanitário Norte II.