Ação de enfrentamento à violência contra a mulher orienta e distribui máscaras de proteção na zona Norte de Natal




 

O Programa RN+SAUDÁVEL, do Governo do Rio Grande do Norte, realizou, na manhã desta terça-feira (4), a campanha RN+SAUDÁVEL pela Vida, Eixo da Cultura de Paz!, com o objetivo de fortalecer a ação do Pacto pela Vida e as ações de enfrentamento às violências contra as mulheres.

 

Durante a ação, 25 profissionais orientaram e ressaltaram a importância das mulheres a denunciarem casos de violência doméstica; distribuíram máscaras de proteção individual e reforçaram a importância de manter os cuidados com a higiene e proteção como forma de prevenção e controle do novo coronavírus. 

 

A coordenadora do programa RN+Saudável, Tereza Freire, explicou que “a ação intersetorial proporcionou falar sobre a prevenção a Covid-19 e criar um momento para dialogar com as mulheres sobre os aspectos da violência doméstica, para que elas possam ter consciência, favorecendo a não normalização da violência. Orientamos, também, sobre o processo de denúncia e acolhimento em cenários de agressões”.

 

O subcoordenador da Defesa Civil Estadual, Dalchem Viana, que acompanhou a campanha, falou sobre o material de proteção individual doadas durante a ação. “As máscaras não cirúrgicas que foram distribuídas para a população oferecem alto índice de proteção e todas as medidas de proteção implementadas pelo governo são feitas de acordo com as recomendações de órgãos internacionais de saúde”, disse O servidor explicou, ainda, que ações de distribuição de máscaras estão acontecendo em regiões com maiores índices de infectados pela Covid-19.

 

A campanha aconteceu na zona Norte de Natal, reunindo os servidores responsáveis pela ação na esquina da av. Pompéia com a av. João Medeiros Filho. Participaram do movimento: RN+Saudável; RN+Unido, RN+Protegido e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) -  Pacto Pela Vida -; Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP); Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Norte - (SEMJIDH); Programa Vida no Trânsito do Seretaria Municipal de Natal; Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal; grupo Comunitários Contra a Covid-19; Comando da Polícia Rodoviária Estadual; Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Universidade Estácio.