Versão digital do documento do veículo já está disponível em todo Brasil


Com a adesão do Pará, a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) está disponível em todo o País. O documento está disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que também abriga a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, já existem mais de quatro milhões de CRLV digitais no Brasil. A disponibilização da versão eletrônica do documento teve início no fim de 2018, e além das informações do documento impresso, contém outros dados importantes, como a atualização sobre uma pendência de recall, por exemplo.
O documento pode ser visualizado mesmo que o proprietário esteja sem acesso à internet, já que o aplicativo gera um arquivo PDF com uma assinatura digital, que garante a autenticidade do documento. A emissão é inteiramente online e não é necessário comparecer ao Detran local para obter o documento digital.
O condutor também pode imprimir o documento em casa – o papel tem a autenticidade da impressão garantida por um QR Code, que pode ser apresentado e consultado pelos agentes de trânsito em uma eventual fiscalização. No entanto, o Serpro recomenda que a impressão seja feita na maior qualidade disponível e que o motorista se certifique de que o código QR está nítido.
Para fazer a validação de veracidade da impressão, o motorista deve baixar o aplicativo Vio, disponível na Google Play e App Store. Com ele, é possível fazer a leitura do código QR e comprovar que está tudo certo. Este é o mesmo app usado pelos agentes de trânsito. O código também pode ser verificado por autoridades de quase todos os países da América do Sul, com exceção das Guianas e do Suriname.


Olhar Digital

Nenhum comentário