Receita Federal inaugura atendimento virtual no Rio Grande do Norte


A Receita Federal inaugurou, no início desta semana, o atendimento virtual inteligente de CPF, via Telegram, que deve trazer mais comodidade e agilidade para os potiguares. A tecnologia tem sido utilizada para modernizar e aperfeiçoar as relações entre o fisco e os cidadãos (confira os serviços oferecidos abaixo).
A novidade, conhecida como chatbot, um software que realiza o atendimento virtual e simula um conversação por meio de chat, presta atendimento de forma rápida e assertiva.
Para este fim, a Receita Federal criou um canal na plataforma Telegram, chamado de ReceitaFederalOficial, onde os cidadãos poderão solicitar serviços relacionados ao CPF, por meio de envio de informações e documentos exigidos para a análise e conclusão do processo de solicitação.
Os serviços relacionados ao CPF que estarão disponíveis são os seguintes:
  • Atualização e alteração de dados;
  • Regularização;
  • Segunda via;
  • Informação do número do CPF;
  • Consulta à situação cadastral e Consulta ausência de DIRPF (exercício omisso)
Para utilizar o serviço, basta que o cidadão faça o download do aplicativo Telegram no celular, procure o canal ReceitaFederalOficial e inicie o atendimento sem sair de casa. Essa medida reforça a importância de evitar que as pessoas se desloquem para algum posto, agência ou centro de atendimento da Receita Federal e impede a formação de aglomerações nesses locais.