Prefeitura de Natal publica décima edição do “Cultura na Cidade”


Está no ar a décima edição de programação cultural da plataforma digital “Cultura na Cidade”, da Prefeitura de Natal. A cada semana os potiguares podem conferir a produção local de audiovisual, festivais, cultura popular e muito mais. Lazer de qualidade no YouTube para a quarentena dos natalenses.
Através do canal oficial, a população tem acesso aos projetos patrocinados pela Prefeitura nos últimos anos através de Editais, Leis de Incentivo, Fundo Municipal de Cultura e Eventos Tradicionais realizados.

Nesta semana, o público terá acesso a conteúdo dedicado à Cultura Popular, como a tradição do Pastoril de Dona Lídia, considerado patrimônio imaterial do RN. O documentário é composto por entrevista e apresentação do Pastoril de Tibau do Sul, gravado no distrito de Cabeceiras. O documento faz parte do acervo permanente do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão e foi produzido em 2008.

Além do Pastoril, a tradição da Araruna se faz presente com a faixa número 1 do “CD Araruna”, com participação especial do mestre Dominguinhos na sanfona e o potiguar Jubileu Filho no violão e ainda Zé Hilton, Gabriel Galvão no pandeiro e Bina no triângulo. Entre os registros sonoros estão as músicas que fazem parte das apresentações do grupo Araruna - único grupo de danças nesse estilo no Brasil e que foi criado por Câmara Cascudo e Cornélio Campina. O acervo fotográfico do CD é de autoria de Candinha Bezerra e a produção de Dácio Galvão.

A décima edição apresenta também o Cortejo Natalino de 2020 que fez parte da programação do Natal em Natal, com desfile e apresentações de grupos de dança, folguedos populares, artes circenses, teatro e música.

Esculturas de grande porte que fazem parte do acervo permanente e que retratam ícones como Luiz Gonzaga, Lampião e Gandhi - de autoria do artista piauiense Kallys– também fazem parte do material desta semana. As peças foram esculpidas em 2019 e medem 1,70m e são de madeira imburana de espinho, entalhadas e polidas. Telas de autoria da artista Rosa Maria da Costa intituladas ‘Dança do Araruna’ e ‘Natal em Natal’, ambas medindo 40 x 60, também estão na exibição semanal do Cultura na Cidade.

E, para fechar esta edição, tem o desfile de escolas de samba de Natal, num compacto contendo os melhores momentos das campeãs dos Grupos B e A.