Natal abrirá Centro de atendimento para enfrentamento da Covid-19 na próxima semana




A Prefeitura do Natal vai abrir no início da próxima semana o Centro de atendimento para enfrentamento da Covid-19, que vai funcionar no Ginásio Dias, zona Norte de Natal. O atendimento está previsto para acontecer de segunda a quinta, das 8h às 16h e nas sextas das 8h às 12h, onde as pessoas passarão por uma triagem dos profissionais da Secretaria de Saúde de Natal (SMS-Natal) e em seguida receberão atendimento médico.

“O médico vai avaliar se o paciente precisa ou não de tratamento para o novo Coronavírus, de acordo com o estabelecido no protocolo médico adotado por Natal, através do Comitê Científico Municipal de Combate à Covid-19, grupo formado por infectologistas e epidemiologistas, aprovado pelo Conselho Regional de Medicina. Caso o paciente concorde, já sai do Centro com a medicação”, explica o titular da SMS-Natal, George Antunes.

“O protocolo já está acontecendo nas Unidades Básicas referenciadas para o tratamento do Covid-19. Com esse Centro de Tratamento, queremos expandir o tratamento no início dos sintomas na nossa rede básica e desafogar as UPAs e hospitais”, enfatizou o prefeito de Natal, Álvaro Dias, em visita às instalações do novo serviço.

Outro ponto que a SMS Natal destaca é que as 10 UBS com horário estendido continuam em funcionamento e que todos os postos de saúde também atendem casos suspeitos de Covid-19. “A abertura do Centro de Tratamento Covid-19 vai trazer mais agilidade para pacientes com início dos sintomas, que são gripe, tosse, coriza, e dor na garganta”, destaca Rayanne Araújo, secretária adjunta da SMS-Natal.

Para atendimento, é necessário o CPF, cartão SUS e comprovante de residência. O Comitê científico de Natal, responsável pelo protocolo médico para tratamento do Covid-19, é formado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias (pediatra), secretário da SMS Natal, George Antunes (farmacêutico Bioquímico), e pelos médicos Fernando Suassuna, Eliana Lúcia Tomás do Nascimento (infectologistas); João Maria de Lucena Marinho (clínica médica/cardiologista), Luis Alberto Marinho (infectologista); Kívia Bezerra Mota (ginecologista); Rosangela Morais (infectologista); Hélida Maria Bezerra (nefrologista); Cláudio Augusto Câmara de Macedo (intensivista); Álvaro Barros (cardiologista); Luís Alcides Lucena Marinho (nefrologista); Paulo Roberto Davin (cardiologista); João Maria Lucena (cardiologista); ; Giordano Bruno Souza Santos (intensivista); Iara Marques de Medeiros (infectologista).