Globo não exibirá final da Taça Rio entre Flamengo e Fluminense



A TV Globo anunciou nesta 2ª feira (6.jul.2020) que não vai transmitir a final da Taça Rio, o 2º turno do Campeonato Carioca, a ser disputada por Flamengo e Fluminense na próxima 4ª feira (8.jul.2020), às 21h30.

A juíza Eunice Bitencourt Haddad, da 24ª Vara do Rio de Janeiro, esclareceu que a ordem dada por ela mesma em favor da Ferj (Federação de Futebol do Rio) não é válida para jogos do Flamengo, pois a emissora não tinha contrato com o clube rubro-negro.

A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) havia ganhado decisão liminar (provisória) na Justiça que obriga o canal a transmitir as partidas finais do Campeonato Carioca.

A magistrada, entretanto, decidiu que os clubes estão livres para ceder os direitos do jogo de 4ª feira ou fazer a transmissão por conta própria. Segundo entendimento da Ferj, os direitos são do Fluminense, que venceu o sorteio realizado nesta 2ª feira (6.jul) e será o mandante da partida.

A TV Globo havia anunciado a rescisão do contrato com a Ferj na 5ª feira (2.jul.), alegando que houve quebra do contrato de exclusividade para transmissão do campeonato. Isso porque, na noite anterior, o Flamengo transmitiu o jogo contra o Boa Vista em seu canal no YouTube.

A ação do clube foi amparada pela Medida Provisória 984, editada pelo presidente Jair Bolsonaro e que dá ao clube mandante o direito de arena, ou seja, o direito de negociar, autorizar ou proibir a transmissão em qualquer meio.

Depois da decisão da juíza declarando que a liminar não vale para jogos do Flamengo, a Ferj soltou a seguinte nota:

“A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro faz saber que tomou conhecimento pela imprensa que a Globo Comunicação e Participações S.A. veio a público informar que não transmitirá a final da Taça Rio a ser realizada no dia 08/07/2020 entre o Fluminense Football Club e o Clube de Regatas Flamengo. A emissora distorce, às escâncaras, a ordem judicial a qual está submetida, criando subterfúgios literários para justificar sua intenção de descumprir o contrato em vigor (por força de decisão judicial) de transmissão do Campeonato Estadual da Série A de Profissionais.”

A Globo afirmou que “reitera seu entendimento de que o contrato foi rescindido e reafirma que os clubes estão livres para ceder os direitos sobre seus jogos ou transmiti-los”.