Escola Vale do Pitimbu será entregue em agosto



Com 94% das obras concluídas, a Escola Estadual Vale do Pitimbu deve ser entregue à comunidade pelo Governo do RN já no mês de agosto. A intervenção é um pleito antigo de toda comunidade escolar e que faz parte do projeto que visa reformar e equipar 40 escolas em todo o Estado, beneficiando mais de 20 mil alunos em 32 municípios potiguares. Foram aplicados mais de R$ 1,2 milhão, investimentos que partem do acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial, por meio da Secretaria de Educação do Estado (SEEC RN) e do projeto Governo Cidadão.

A gestora Karla Patrícia de Araújo, destaca que essa não será apenas uma mudança estrutural, mas a promoção de dignidade a todos que frequentam ou precisam visitar à escola de Ensino Fundamental.  “Tínhamos uma estrutura inadequada e insegura. Agora isso mudou. E nós professores, alunos e famílias, não vemos a hora de receber a Vale e no pós pandemia voltar às aulas com tudo novo, bonito e bem cuidado como todos merecem”, comemorou a diretora.

O sentimento é compartilhado pela aluna Anna Anita Peixoto, de 11 anos, do 5º ano. Nossa equipe de reportagem esteve com ela no início da reforma, em fevereiro deste ano, e a expectativa diante do sonho da reforma está dando lugar à realização de estudar numa escola completa.

“Saber que estudarei numa escola com salas de aulas arejadas, sem problemas com a energia, ambientes específicos para termos um maior número de atividades, com recreio coberto para nos livrar do sol e da chuva me deixa extremamente alegre, na expectativa de voltar o mais rápido possível”, finalizou Anna.

A unidade contará com quatro salas de aula totalmente renovadas, uma sala voltada para o programa Mais Educação, dois laboratórios (informática e ciências), além de cozinha, copa, banheiros com acessibilidade, sala de professores, de material didático, secretaria, direção, coordenação, arquivo, almoxarifado, biblioteca, sala de inclusão, e o recreio coberto. Nos anos 1980 a unidade serviu à educação aos operários que erguiam o conjunto de mesmo nome na Zona Sul de Natal, por meio do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

Para manter as obras neste momento em que o RN vive uma crise sanitária, a Conarte Projetos, Construções e Serviços Ltda, empresa executora do serviço, firmou um Termo de Compromisso com o Executivo estadual para se adequar às normas de combate ao novo coronavírus. Estão sendo tomadas as medidas necessárias à manutenção da integridade da saúde dos colaboradores e de terceiros. As medidas devem perdurar até o fim da situação de calamidade pública decretada pela governadora Fátima Bezerra (Decreto n°29.534) em 19 de março de 2020.