Coronavírus: Pesquisa mostra aumento das queixas e queda de assinantes de internet no RN



O órgão regulador das telecomunicações no Brasil, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou os resultados dos novos assinantes e reclamações contra operadoras de internet, telefonia e TV em todo o país. O portal Podecomparar coletou esses resultados e filtrou eles segundo o estado, focando nos resultados obtidos pelo Rio Grande do Norte.
Como regra geral e analisando os números nos outros estados, foi visto um forte impacto do novo vírus também na satisfação dos usuários de telecomunicações.
O motivo é simples. O tráfego de dados na rede aumentou devido ao isolamento e distanciamento sociais. Isso fez com que as estruturas que mantêm os serviços de internet, telefonia e TV por assinatura não acompanhassem a demanda dos usuários.
Focando a análise no número de novos assinantes de internet banda larga, foi observado uma queda mensal (entre março e abril) de 4,8%.
No ranking das operadoras com mais assinantes novos, vemos o seguinte:



Quanto às reclamações contra operadoras, a TIM registrou 710 queixas, ficando com o primeiro lugar do pódio. Em segundo lugar, a Claro, registrou 547 solicitações. Por último, a Oi obteve 387 solicitações no mesmo período analisado (fevereiro, março, abril e maio), no qual também vemos um aumento gradativo importante.