Corinthians x Palmeiras: Derby marca reabertura do Paulistão nesta quarta-feira (22)


Nada melhor do que o maior clássico do Estado para recomeçar o Campeonato Paulista. Nesta quarta-feira (22), o Corinthians recebe o Palmeiras em Itaquera. A disputa pelo título estadual de futebol terá reinício na semana em que o Estado passou de 20 mil  mortos pelo novo coronavírus.

Sem público nas arquibancadas, quatro partidas marcam o recomeço da disputa, interrompida em março por causa da pandemia. O grande jogo da rodada é o dérbi, marcado para as 21h30 (de Brasília), no estádio de Itaquera, com transmissão da TV Globo.

Com o placar histórico do clássico empatado, 127 vitórias para cada lado, o Corinthians precisa passar à frente para manter alguma chance de classificação às quartas de final. E, mesmo assim, a situação continuará complicada.

Neste momento, a dois compromissos do término da primeira fase, o time do Parque São Jorge tem 11 pontos e está na terceira colocação do Grupo D. O Red Bull Bragantino, com 17 e três vitórias a mais, já está fora do alcance. A chance alvinegra é alcançar o Guarani, que soma 16 pontos.

Na briga pela segunda vaga da chave nos mata-matas, o Corinthians, atual tricampeão, tem de derrotar Palmeiras e Oeste. Mesmo assim, só avançará caso o Guarani perca seus dois jogos, contra Botafogo-SP e São Paulo, ou some apenas um ponto e seja superado no saldo de gols.

O problema é que vencer tem sido coisa rara para a equipe de Tiago Nunes, que levou a melhor apenas duas vezes em dez partidas disputadas no Paulista. A expectativa do treinador é que a paralisação de mais de quatro meses da competição tenha mudado o cenário. Será um dérbi atípico, o primeiro da história sem torcedores no campo, após uma longa interrupção.

"Não vamos voltar 100% no primeiro jogo, mas o Palmeiras também não vai estar no seu melhor. Então, não tem muleta. Os dois times tiveram um tempo parecido, e nós precisamos muito da vitória", disse o meio-campista Ramiro.

Na volta, Tiago Nunes não poderá contar com o zagueiro Pedro Henrique e com o atacante Yony González, que estavam nos planos para a equipe titular e deixaram o clube. Também não terá o reforço do centroavante Jô, que não teve sua situação regularizada.

Há ainda problemas com aqueles que estarão no gramado de Itaquera. A pandemia agravou a crise financeira do Corinthians, que chegou a atrasar três meses de salário. Um desses meses foi pago nesta semana, com redução de 25%, e a diretoria tenta conter a insatisfação dos atletas.

Já o Palmeiras chega ao duelo em situação mais tranquila, brigando com o Santo André pela liderança do Grupo B e da classificação geral da competição –ambos têm 19 pontos, mas o time do ABC tem uma vitória a mais (6 contra 5).

Apesar disso, nas últimas semanas a equipe sofreu uma série de baixas que podem atrapalhar seu desempenho na retomada do futebol. A principal delas é a saída de Dudu. O atacante, considerado o principal nome do time desde 2015, foi negociado com o Al-Duhail, do Qatar.

Além da perda de seu maior ídolo recente, o Palmeiras foi surpreendido com a suspensão de quatro meses de Rony, imposta pela Fifa. Ele foi punido pela saída do Albirex Niigata (JAP) para o Athletico-PR. O time ainda tenta um efeito suspensivo para que o atleta possa atuar no clássico.

No ataque, o Palmeiras também estará sem Gabriel Veron, de 17 anos, com lesão muscular. Outro desfalque importante está na zaga. O zagueiro paraguaio Gustavo Gómez ainda não assinou seu novo vínculo com o Palmeiras por uma divergência de valores em seus vencimentos. Com isso, sua inscrição no Paulista perdeu a validade e só poderá ser retomada com um novo acordo.

O sistema defensivo também não terá o lateral direito Marcos Rocha, expulso contra a Inter de Limeira na última partida antes da paralisação.

CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Bruno Méndez (Danilo Avelar), Gil e Sidcley; Gabriel, Camacho, Ramiro e Luan; Everaldo e Boselli. T.: Tiago Nunes

PALMEIRAS
Weverton; Gabriel Menino (Mayke), Felipe Melo, Vitor Hugo e Viña; Bruno Henrique, Ramires e Raphael Veiga; Scarpa, Willian e Luiz Adriano. T.: Vanderlei Luxemburgo

Estádio: Arena Itaquera, em São Paulo
Horário: 21h30 desta quarta-feira (22)
Árbitro: Raphael Claus
Transmissão: TV Globo e Premiere

diariodolitoral.com.br