'Um Minuto de Barulho': escritora potiguar lança primeiro livro de poesia


Com textos escritos ao longo de quatro anos, a poeta potiguar Olga Hawes se prepara para lançar "Um Minuto de Barulho", livro que marca a estreia da jovem autora de 21 anos. A previsão é de que a obra, lançada pela editora paulista Patuá, seja distribuída no mês de julho.

"Um Minuto de Barulho" reúne poemas feitos entre 2015 e 2019 que abordam amor, saúde mental, luta política e outras temáticas cotidianas sob a perspectiva feminina. A obra é dividida em três capítulos: eu-coisa, você-causo e nós-causa, que versam sobre a experiência real e interpretada da vida, segundo a autora.

"Os textos são poemas escritos que conversam entre si de alguma forma. Eu juntei um material desse período e percebi que muitas imagens se repetiam, que muitas vezes os poemas falavam de assuntos semelhantes, então sinto que é como uma fase específica em que eu escrevi dessa forma. Tem algumas coisas que remetem bem à adolescência também, e achei que isso fez parte desse período de escrita", conta.

Apesar da estreia em livro, a autora vem escrevendo e divulgando trabalhos em forma de zines (pequenos escritos auto-publicados) há seis anos: "Vidraçaria" (2014), "Entre seios" (2015), "Iapois poesia" (2015), "Dente Canino" (2017) e “BlackOut” (2018).
Por causa do distanciamento social para conter o avanço da pandemia de Covid-19, o lançamento de "Um Minuto de Barulho" não poderá ser da maneira convencional. Apesar de "diferente e assustador", o contexto de pandemia não frustra os planos da escritora que estuda fazer um lançamento por live nas redes sociais. O livro está em pré-venda no site da Editora Patuá.

"É meio assustador porque não mantenho realmente uma presença muito forte online e gosto muito do contato, então um evento presencial de lançamento era algo importante para mim. Mas, tentando meio que viver com o que a gente tem, estou acreditando muito mais na rede de amigos e conhecidos que se identificam com meu trabalho de algum tempo já. O importante é que todos fiquem bem", completa Hawes, que também é graduanda de psicologia.

G1 RN