RN é o Estado que mais pesquisa por “ivermectina” no Google em todo o Brasil


O vermífugo ivermectina tem sido o medicamento mais procurado nas farmácias do RN e também no Google. Dados do Google Trends mostram que os internautas potiguares são os que mais procuram o termo “ivermectina” em todo o Brasil nos últimos 30 dias.
A procura pelo fármaco usado no tratamento de vários tipos de infestações por parasitas disparou após algumas pesquisas apontarem para uma possível eficácia do medicamento na prevenção e no tratamento da Covid-19.
A corrida pelo “ivermectina” tem se refletido também nas drogarias e farmácias de manipulação. Tem sido comum nos últimos dias o natalense enfrentar filas quilométricas nesses estabelecimentos para conseguir comprar uma caixa do medicamento.

Em todo o Brasil, as cidades de Natal e Parnamirim são as que mais buscam o nome do medicamento no Google em todo o Brasil. Natal fica no topo, seguida bem de perto por Parnamirim, segundo dados do Google Trends desta quarta-feira (10).
Em uma escala medida pelo Google de 0 a 100, a palavra “ivermectina” aparece com o valor máximo no Rio Grande do Norte, o que significa que o estado potiguar é o local com a maior popularidade como uma fração do total de pesquisas.

EFICÁCIA
De acordo com o médico infectologista e imunologista potiguar Fernando Suassuna, que vem estudando a ivermectina há alguns meses em laboratório, a medicação, em 48h, “consegue eliminar 97% dos vírus dentro das células e 94% no sobrenadante das células. Seria uma ação efetiva e rápida”, comentou, citando estudos internacionais.
Suassuna cita ainda um estudo feito nos Estados Unidos com 1.400 pacientes, em que 700 tomaram Ivermectina e outros 700 não tomaram. “A mortalidade de quem tomou foi 1,85%. Quem não tomou foi 8,5%”, apontou.


Fonte: Portal Grande Ponto