Primeira paciente grave de coronavírus no país deixa o hospital após 105 dias

Foto: divulgação
A primeira paciente diagnosticada com o novo coronavírus no Distrito Federal recebeu alta hospitalar e permissão para ir para casa nesta terça-feira (16). A liberação ocorre 105 dias após a mulher, de 52 anos, ter sido hospitalizada pela primeira vez para tratar da Covid-19.
A informação foi confirmada pelo Hospital Brasília, unidade onde ela estava internada desde 18 de abril. A paciente foi o primeiro caso grave da doença no país e ficou quase três meses internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Ao deixar a unidade de saúde, a mulher foi aplaudida por profissionais que acompanharam o caso (veja vídeo acima).
Segundo a Secretaria de Saúde, a mulher estava no grupo de risco para o coronavírus, já que tinha comorbidades – doenças relacionadas – que agravaram o quadro. Ela também chegou a respirar com a ajuda de aparelhos e a fazer uma cirurgia na traqueia.
O marido da paciente, também infectado, foi considerado como o segundo caso confirmado de coronavírus no DF. No entanto, ele não precisou ser hospitalizado e ficou em isolamento, em casa.
O empresário chegou a pedir à Justiça para deixar a quarentena após 14 dias, mas o juiz só permitiu a volta às atividades normais depois que ele fizesse um novo teste da Covid-19 e se o resultado desse negativo. No dia 30 de março, fez um novo exame que deu negativo.
G1