Prêmio Nísia Floresta de Literatura seleciona cordéis inéditos de todo o país


O Museu Nísia Floresta e o Centro de Documentação e Comunicação Popular (Cecop) lançaram nesta quinta-feira (18) o "Prêmio Nísia Floresta de Literatura - 210 anos". O concurso está com inscrições abertas e vai selecionar obras literárias inéditas da literatura de cordel em todo o Brasil.

As inscrições podem ser feitas até o dia 1 de agosto, pelo e-mail premionisiafloresta@gmail.com, e o edital pode ser consultado no site. Os três primeiros colocados do concurso receberão prêmios em dinheiro e os 20 melhores textos em cordéis vão compor um livro que será publicado.

O concurso é aberto para cordelistas de todo o país, sejam populares, natos ou naturalizados. As publicações devem ser escritas em português do Brasil. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos.

O objetivo do projeto é difundir o trabalho da educadora, escritora e poetisa potiguar Nísia Floresta. “O Prêmio Nísia Floresta de Literatura tem como objetivo contribuir para a difusão da memória, história e da obra da escritora Nísia Floresta através da instituição de um prêmio. E através dessa prática, incentivar a produção literária em todo o território nacional a partir da literatura de cordel”, falou Talita Barbosa, coordenadora do Museu Nísia Floresta.

A previsão é que o resultado seja publicado em outubro. O prêmio faz parte das ações do III Festival Literário Nísia Floresta, que foi contemplado no edital de seleção pública Feiras e Ações Literárias do Ministério da Cidadania. Em 2020 é comemorado os 210 anos do nascimento da escritora.
Para Raimundo Melo, coordenador do CECOP, o Prêmio Literário Nísia Floresta estimula um mergulho na vida e obra dessa importante escritora potiguar, ao mesmo tempo que estimula a produção e difusão do cordel como patrimônio imaterial do país.