Penúltimo dia de testes rápidos da Covid-19 na zona norte de Natal tem 390 casos positivos


A segunda fase do esquema de drive-thru para testes rápidos da Covid-19 chegou ao penúltimo dia nesta quinta-feira (25). Um total de 1.704 testes foram realizados nesse dia, sendo 390 positivos e 1.314 negativos. A iniciativa é da Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), acontece no estacionamento do Ginásio Nélio Dias, na zona norte da capital, e se encerra nesta sexta-feira (26). 
De acordo com a SMS, a testagem identifica imunoglobulinas relacionadas às memórias e defesas do organismo para o Sars-CoV-2, através do sangue. Dessa forma, é possível saber quem teve ou ainda está com Covid-19. Para maior fidedignidade dos testes, é necessário que as pessoas tenham apresentado histórico de quadro sugestivo de Covid-19 pelos últimos 10 dias. São alguns dos sintomas: febre, tosse, dor de cabeça e dificuldade para respirar.
O público alvo do drive são idosos maiores de 60 anos e pessoas com comorbidades comprovadas residentes na capital. Qualquer indivíduo com sintomas leves também pode buscar a unidade básica de saúde mais próxima de casa para atendimento.
Números totais
A testagem na zona norte iniciou na última terça-feira (23) e, até a quinta-feira, contabilizava um total de 4.316 atendimentos, dos quais 1.047 testaram positivo para a Covid-19. Já na zona sul da capital, onde ocorreu a primeira fase na semana passada, o esquema montado no estacionamento da Arena das Dunas registrou 5.425 atendimentos, dos quais 924 apresentaram resultado positivo para doença. Juntando as duas fases, o drive-thru de testes rápidos do novo coronavírus em Natal já atendeu 9.741 pessoas, o que resultou em um total de 1.971 casos confirmados da doença.