Florianópolis completa um mês sem mortes por Covid-19; saiba as medidas adotadas


Faz um mês que Florianópolis registrou a última morte causada pela Covid-19. Desde o ínicio da pandemia, a cidade teve um total de sete óbitos. Os especialistas dizem que Florianópolis colhe agora o que começou a plantar 80 dias atrás.
No dia 17 de março, assim como no restante do estado, todo comércio não essencial foi fechado, o transporte público interrompido e as aulas presenciais suspensas. Florianópolis ainda lançou um serviço de consulta virtual para atender as pessoas com os sintomas da doença e evitar, assim, a aglomeração nos hospitais. E a cidade ainda apostou na testagem.
“Enquanto todo mundo dizia que era para testar somente os casos graves, nós testávamos todos os casos que eram suspeitos, que era a grande maioria. Então, identificar, isolar e cuidar são as frases que nós usamos em Florianópolis”, afirma Carlos Justus, secretário municipal de Saúde de Florianópolis.
Hoje são 710 casos confirmados na cidade. "Muito se fala dos respiradores. No nosso entendimento em Florianópolis, era fazer tudo o que for necessário para não chegar nos respiradores, porque quando chega nos respiradores o índice de morte é muito grande", explica Justus.
Fonte: Jornal Nacional