RN+Protegido entrega 600 mil novas máscaras a municípios e entidades

Rio Grande do Norte já contabiliza mais de 3 mil casos confirmados de Covid-19. Para ajudar na proteção contra o vírus, o Governo do RN realiza semanalmente a distribuição de máscaras de tecido através do programa RN+Protegido.
A iniciativa, elaborada em parceria com o setor privado, irá levar mais 600 mil unidades a prefeituras e entidades durante toda a semana para serem entregues à população. Até a próxima sexta-feira (22), serão 400 mil potiguares contemplados com a distribuição dos novos itens.
Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e idealizador do RN+Protegido, Jaime Calado, “este é o maior programa de distribuição de máscaras do Brasil”.  Desde que foi lançado, em abril, o programa já entregou mais de 1 milhão de máscaras de pano à população vulnerável e trabalhadores das atividades essenciais em todo o território potiguar e pretende alcançar a marca de 7 milhões de máscaras distribuídas.
A Controladoria Geral do Estado (Control-RN) é responsável por organizar a logística semanal de distribuição, conforme a chegada de novas remessas oriundas das oficinas de costura do interior do estado.  “Esta é uma importante parceria do Governo com as indústrias têxteis do Rio Grande do Norte em prol da saúde da população”, destaca o controlador – geral do Estado, Pedro Lopes.
A ação mantém o emprego de 4 mil funcionários nas oficinas do Pró-Sertão, associadas à indústria-âncora Guararapes, que doa a matéria-prima para a confecção das máscaras. As peças são fabricadas a preço de custo e adquiridas pelo Estado, que arca com os custos da mão-de-obra – mais de R$ 1 milhão, com recursos do Governo Cidadão via empréstimo com o Banco Mundial, está sendo investido para aquisição de 3 milhões de máscaras.
Em uma primeira etapa, já foram entregues 400 mil máscaras aos 167 municípios do RN – outras 600 mil foram distribuídas pelas secretarias e órgãos do Governo do Estado. Os lotes chegam semanalmente e são rateados de acordo com a situação de cada cidade. Nesta semana, 200 mil novos itens serão distribuídos entre os 14 municípios mais necessitados, entre eles, Natal e região Metropolitana, Mossoró, Caicó e região de João Câmara.  Outras 50 mil máscaras também serão entregues aos demais municípios do RN. As peças poderão ser retiradas pelas prefeituras em suas respectivas Regionais de Saúde a partir desta terça-feira (19).
Também estarão disponíveis esta semana 44 mil máscaras para instituições e projetos beneficentes. A lista inclui associações e conselhos comunitários, fundações, entidades religiosas, coletivos de direitos humanos, grupos artísticos e folclóricos, sindicatos, entre outros. “Nós buscamos atender, dentro das nossas possibilidades, a todas as solicitações que chegam através do nosso e-mail” disse Pedro Lopes. O controlador lembra que as instituições da Grande Natal podem receber os equipamentos na Escola de Governo a partir desta terça-feira (19), das 9h às 17h. A consulta sobre entidades beneficiadas e quantitativos disponíveis pode ser feita no Portal da Transparência do Governo do RN (transparência.rn.gov.br). O e-mail para requisição de máscaras e outros insumos é o rnmaisprotegido@gmail.com.