Parlamentares reforçam a necessidade de ações de combate à Covid-19 no RN

Crédito da Foto: João Gilberto

Durante pronunciamento dos deputados na sessão ordinária por Sistema de Deliberação Remota (SDR) realizada nesta quarta-feira (20), os parlamentares buscaram chamar atenção para ações em algumas regiões específicas de contágio do novo coronavírus no Rio Grande do Norte. O deputado Ubaldo Fernandes (PL) falou da zona Norte de Natal e o deputado Vivaldo Costa (PSD) lembrou da região Seridó.

O deputado Vivaldo Costa (PSD) destacou material publicado pelo jornalista Cassiano Arruda, sobre o novo coronavírus, alertando que é comparando que o povo entende. Segundo o jornalista, “na 2ª Guerra Mundial o Brasil perdeu 471 homens; a Covid-19 até agora registra 16 mil mortes no Brasil. Na Segunda Guerra, tivemos 12 mil feridos, hoje nós temos 240 mil infectados. É grave a situação”.

Com isso, o parlamentar aproveitou para chamar atenção para a região do Seridó. “O Seridó está com 80 casos confirmados. O Hospital Regional do Seridó é encarregado desses municípios da região, mas é preciso que haja entendimento entre governo e municípios. Em Caicó, está tendo um entrosamento muito bom, há um trabalho em harmonia, mas é preciso que as outras prefeituras também entrem nessa divisão de responsabilidade. Nas despesas, por exemplo”. Ele também chamou atenção para a prejudicialidade das fake news, especialmente para medicações milagrosas. “É muita mentira. Notícia médica tem que ser científica”, disse.

O deputado Ubaldo Fernandes (PL), chamou alertou para situação das infecções pelo novo coronavírus na zona Norte de Natal. “O RN está melhor em relação aos outros estados, mas não podemos relaxar. Estamos visualizando que aqui na capital, em especial na zona Norte, há hoje um grande número de infectados. É preciso que todos nós, governo e sociedade, estejamos voltados a essa região da cidade do Natal, fazendo trabalhos de prevenção”. De acordo com ele, a população também precisa contribuir com isolamento social, usando máscaras, seguindo todas as determinações da saúde. Ele lembrou que os hospitais já se encontram em número elevado de ocupação.

O deputado Francisco do PT aproveitou a ocasião para saudar os técnicos e auxiliares de enfermagem pela passagem do dia deles, dia 20 de maio. “São profissionais extremamente importantes, especialmente atualmente. Fica aqui meu reconhecimento, meus parabéns, e a nossa gratidão”. Ele também informou que haverá na quinta-feira (21), reunião da Comissão de Educação, às 14h, sobre os projetos importantes que estão em pauta aguardando parecer.

O deputado Getúlio Rêgo (DEM) optou por mencionar sobre os protocolos de tratamento precoce para a Covid-19. Ele contou que viu uma pauta do Conselho Regional de Medicina de São Paulo que recomenda o uso da hidroxicloroquina, com o objetivo de evitar complicações no tratamento inicial da doença. “É uma novidade da maior expressão, onde já demonstra a evidência da eficácia do uso da hidroxicloroquina e isso precisa ser refletido e colocado em discussão mais aprofundada. É um assunto que não pode morrer nesse momento. Não estamos querendo estimular conflitos com o protocolo da Secretaria de Saúde do estado, mas os resultados estão sendo alvissareiros nas cidades e estados que já praticam esse protocolo”, disse o deputado pedindo para o RN se envolver nessa discussão.