Ministério da Saúde dá parecer favorável para volta do futebol, mas faz ressalvas


Ministério da Saúde deu parecer favorável à volta dos campeonatos de futebol do Brasil, mas apresentou uma série de ressalvas ao protocolo médico nacional da CBF.
No documento, obtido pelo Globoesporte, a Saúde conclui que “o futebol é uma atividade esportiva relevante no contexto brasileiro e que sua retomada pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social através da teletransmissão dos jogos para domicílio”.
A principal ressalva feita pela pasta ao protocolo da CBF se refere à falta de testes rápidos. O órgão sugeriu à confederação que “garanta a realização dos testes e avaliações constantes não apenas nos atletas, mas também que seja ofertado aos membros das comissões técnicas, funcionários e colaboradores, assim como aos respectivos familiares e contactantes próximos”.
A Saúde destaca, também, que, “na proposta apresentada, não fica evidenciado onde serão realizados os testes, periodicidade e critérios de retestagem, e como serão assistidos caso o diagnóstico dos atletas seja positivo”.
O Antagonista