Fim do prazo: mais de 44 mil potiguares buscaram serviços eleitorais no TRE-RN


O prazo para os eleitores realizarem serviços eleitorais terminou na quarta-feira (6), conforme estabelecido no calendário eleitoral de 2020. Ao todo, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), foram registrados o preenchimento de 44.375 formulários desde quando se iniciaram os atendimentos remotos, no o dia 22 de abril. Os serviços presenciais precisaram ser suspensos diante da pandemia da Covid-19. 
Ainda de acordo com o TRE-RN, próximo ao prazo final, alguns eleitores enfrentaram dificuldades devido aos milhares de acessos simultâneos ao site. Só no último dia, foram mais de 14 mil solicitações. Alistamento (primeiro título), transferência ou regularização da situação eleitoral foram os principais serviços procurados. 
Os servidores e colaboradores da justiça eleitoral potiguar, respeitando as medidas de segurança sanitária, trabalharam em casa ou nos Fóruns Eleitorais do estado sem atendimento presencial. Eles são os responsáveis por analisar os requerimentos, efetuar diligências, tramitar os pedidos pelo sistema eleitoral, realizar atendimentos por e-mail e responder dúvidas dos eleitores pelo telefone.
Segundo o TRE-RN, terminado o prazo, essas equipes permanecem analisando os pedidos. Se necessário, entrarão em contato com os eleitores pelo e-mail ou telefone fornecidos, a fim de que, eventualmente, seja prestada alguma informação ou complementada documentação.
Em 2018, ao término do cadastro, o RN contabilizava 2.373.619 eleitores distribuídos por 60 zonas eleitorais nos 167 municípios do estado. Para as Eleições 2020, o eleitorado potiguar será conhecido ao final das eventuais diligências dos requerimentos enviados.
Este ano, as eleições municipais estão marcadas para acontecerem no dia 4 de outubro. Até o momento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não comentou, oficialmente, sobre a possibilidade de adiar o pleito.