Bares e restaurantes já demitiram mais de 900 mil no Brasil


A crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus já causou a demissão de 15% dos trabalhadores de bares e restaurantes, o equivalente a mais de 900 mil pessoas, segundo nota divulgada nesta terça-feira pelo escritório de São Paulo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP).
De acordo com a Abrasel-SP, o País tem 1 milhão de estabelecimentos de alimentação fora do lar e cerca de 100 mil deles já fecharam as portas em definitivo. Uma das explicações para as demissões e fechamento de bares e restaurantes é a dificuldade para conseguir empréstimos, por causa da burocracia dos bancos.
Para evitar que mais negócios fechem, a associação pede para que os governos municipais, estaduais e federal ampliem o socorro às pequenas empresas.
Para contornar o problema, a entidade orienta os empresários a investir no serviço de delivery próprio através de seus funcionários, comunicando-se com vizinhos, que podem optar pelo serviço “para levar” ou take out. Cerca de 70% dos restaurantes do Estado de São Paulo aderiram ao delivery.