Sala Virtual: alunos do Senac RN darão continuidade aos estudos por meio de aulas online



Novo ambiente de aprendizado funcionará através da ferramenta Microsoft Teams

A partir do próxima segunda-feira (06), os alunos do Senac RN passarão a ter aulas online. A iniciativa foi idealizada e desenvolvida por meio de um trabalho conjunto entre as equipes pedagógicas e de TI da instituição, com o objetivo de dar continuidade aos estudos dos seus alunos e assegurar o calendário pedagógico, mesmo diante da suspensão das aulas presencias, em virtude do estado de quarentena por causa da disseminação da Covid-19.

Criada como uma ferramenta de extensão da sala de aula presencial, a Sala Virtual Senac RN irá funcionar através da ferramenta Microsoft Teams, onde os alunos já estão cadastrados dentro das suas turmas, no mesmo horário da aula presencial, com seu instrutor e pedagogo que irá acompanhar todo o processo. Mesmo após encerrado o período de quarentena, as atividades da Sala Virtual serão mantidas de forma extensiva.

“Tão logo entramos nesse período de quarentena, as equipes técnicas do Senac se dedicaram em desenvolver e utilizar um ambiente virtual onde pudéssemos continuar cumprindo com nossa missão de transformar vidas por meio da educação profissional. A Sala Virtual Senac RN surge como uma garantia de que nossos alunos poderão cumprir as recomendações para quarentena, sem causar prejuízos à sua formação”, disse o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Cerca de seis mil alunos terão acesso ao novo recurso. As equipes pedagógicas analisaram e definiram como cursos possíveis de serem continuados de forma online, os que contém unidades curriculares teóricas aptas para serem trabalhadas remotamente.

Pela natureza de alguns cursos que são desenvolvidos com 100% de prática - como os das áreas de Beleza e Gastronomia – nesse primeiro momento, nem todas as capacitações puderam ser adaptadas ao ambiente virtual. Diante disso, a instituição está elaborando conteúdos didáticos para esses alunos que não serão contemplados na Sala Virtual. Esse material servirá de apoio para manter o aluno estudando e preparado para o retorno das aulas presenciais.

“Já estávamos trabalhando em um projeto de Educação 4.0 no Senac, que traz recursos tecnológicos, modernos e interativos para o aprendizado do aluno. Esse momento em que estamos vivendo, de isolamento e suspensão das atividades, só nos fez acelerar este processo. Todos os nossos instrutores já passaram por treinamentos e estamos todos muito animados para a retomadas de nossas aulas”, ressaltou o diretor regional do Senac, Raniery Pimenta.

Alunos e pais serão informados via e-mail sobre todos os detalhes da implantação da nova plataforma virtual, bem como receberão manual com instruções para o acesso e acompanhamento das aulas. Dúvidas ou informações também podem ser consultadas por meio do telefone 4005-1000 ou no site www.rn.senac.br.