Coronavírus: Francisco do PT requer aquisição de respiradores portáteis e equipamentos para o SAMU


Crédito da Foto: Eduardo Maia
 
O deputado estadual Francisco do PT apresentou requerimentos solicitando ao Governo do Estado a realização de ações para combate a pandemia do Coronavírus no Rio Grande do Norte. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o parlamentar solicitou a aquisição de respiradores portáteis e equipamentos para o trabalho dos profissionais de saúde, enquanto que à Agência de Fomento do RN (AGN), o deputado solicitou a suspensão do pagamento do Programa Microcrédito Empreendedor.

De acordo com Francisco do PT, o planejamento dessas ações se justifica em razão da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia da COVID-19. “Estamos solicitando a aquisição desses equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais do SAMU por entender que são eles que fazem o primeiro atendimento às vítimas que necessitam do sistema de saúde. Reconhecendo o papel que eles cumprem, acreditamos que devem ter o máximo de proteção possível para o desempenho de suas funções”, explicou o parlamentar que é membro da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus criada no âmbito da Assembleia Legislativa.

Além dos equipamentos de proteção individual, o deputado solicitou a aquisição de respiradores portáteis a serem utilizados nas ambulâncias do SAMU e como apoio às unidades de saúde.

Por entender que a crise da saúde pública afeta toda a economia, em especial os trabalhadores e micro e pequenos empreendedores, os quais já começam a ter dificuldades de honrar seus compromissos, o parlamentar também solicitou a AGN a suspensão automática por 90 dias do pagamento das parcelas do Programa Microcrédito Empreendedor Potiguar. “É oportuno ainda destacar que, nesse momento de crise, vários países do mundo e estados do Brasil estão tomando medidas anticíclicas e injetando dinheiro na economia, fato que também justifica a presente solicitação aqui no nosso Estado”, acrescentou o deputado.