[Vídeo] Médica infectologista faz apelo à população do RN: 'fiquem em casa!'


O Ministério da Saúde decretou transmissão comunitária do novo coronavírus (Covid-19) em todo o Brasil. Isso significa que as autoridades não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção. De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da pasta, publicado nessa sexta-feira (20), já são 904 casos confirmados no país e 11 óbitos. O Rio Grande do Norte, conforme informou a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), contabiliza seis casos confirmados da doença. Diante desse cenário, uma série de medidas está sendo adotada para amenizar a transmissão do vírus e uma delas é o isolamento social. 
A especialista Marise Reis, que é médica infectologista do Hospital Giselda Trigueiro e docente do curso de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), faz um apelo à população potiguar: “Fiquem em casa! A gente vive em um momento que exige esse esforço de todos nós”, disse. E acrescentou: “O objetivo do isolamento social nesse momento é reduzir a quantidade de pessoas contaminadas ao longo do tempo. Com isso, vamos permitir que o sistema de saúde se adapte e consiga cuidar dos pacientes. Esse é o principal objetivo. Não é impedir que a doença aconteça, porque a transmissão vai acontecer de qualquer forma. O que muda é que ela se dará de forma mais lenta e o serviço de saúde terá condições de cuidar das pessoas”. 
Sobre os idosos, Marise Reis reforça que, por se tratar de um grupo de risco, deve existir um cuidado especial para que eles permaneçam em casa. No entanto, a médica faz uma ressalva: “Próxima semana começa a campanha nacional de vacinação contra a influenza e os idosos podem e devem participar”. Neste ano, devido ao coronavírus, o Ministério da Saúde antecipou o início da vacinação para o dia 23 de março e os idosos e profissionais de saúde serão os primeiros públicos a serem vacinados. A antecipação tem como objetivos facilitar e acelerar o diagnóstico da Covid-19 e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.
Em um vídeo gravado para o PORTAL DA TROPICAL, a infectologista traz ainda recomendações para a população idosa e explica a forma com que a transmissão do vírus pode ocorrer. Além disso, ela também orienta os profissionais que, por trabalharem com serviços essenciais, não podem ficar em casa. Ao final, a médica ainda ressalta em que momento uma pessoa deve optar por procurar um serviço de saúde. Confira:

Dra. Marise Reis faz apelo à população do RN: 'fiquem em casa!' | Vídeo: Portal da Tropical