UFRN oferece dicas para minimizar estresse diante do Coronavírus


 
Marina Gadelha - Agecom
 
A Comissão de Saúde Mental da UFRN, preocupada com o bem-estar da comunidade diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), preparou um guia prático com dicas para minimizar o estresse provocado pela incerteza do momento, os riscos de contaminação e a necessidade de isolamento social, que podem agravar ou causar problemas na esfera psicológica, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além das dicas que seguem abaixo, a Comissão de Saúde Mental da UFRN está à disposição da comunidade universitária, que pode entrar em contato pelo e-mail comsaudemental@reitoria.ufrn.br.
Confira as dicas:
- Seja seletivo nas informações que recebe. Atualize-se apenas por fontes confiáveis e separe um período do dia para fazer essa atualização.
- Não leia tudo que chega nas suas redes sociais. O excesso de informação pode custar caro para sua saúde mental.
- Planeje suas atividades diárias: tente fazer aquilo que gere prazer. Procure descobrir tarefas prazerosas que possam deixar seu dia mais agradável.
- Deixe sua mente produtiva: separe livros para uma boa leitura, assista a filmes interessantes.
- Amplie sua rede de apoio social online: identifique recursos tecnológicos que possam  conectar familiares, amigos e colegas.
- Seja criativo: cozinhe, escreva, pinte e borde. Descubra novas formas de comunicar com seus filhos, sobrinhos e crianças vizinhas.
- Seja empático e prestativo: olhe ao seu redor se existe algum idoso que precise da sua ajuda.
- Faça exercícios físicos em casa. Existem alguns aplicativos que podem auxiliar nos exercícios.
- Durma bem. Hidrate-se e tenha uma alimentação saudável.
- Fique atento aos seus sentimentos e necessidades e recorra aos amigos ou mesmo a um profissional da saúde mental, se necessário.