No combate ao coronavírus, escolas municiais receberão moradores de rua em Natal



A Escola Municipal Santos Reis e o Centro de Convivência Santos Reis vão acolher 143 pessoas em situação de rua. A decisão é do prefeito Álvaro Dias e foi anunciada em audiência na tarde desta segunda (23), no salão nobre da Prefeitura do Natal, com o diácono Márcio, representante da Cáritas, a comunidade da igreja católica que trabalha com ações sociais e o padre Valdir Cândido, que representou o arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, além da secretária de Trabalho e da Assistência Social, Andréa Dias, e equipe da Semtas.

“Só quem é morador de rua, sabe o motivo de estar lá. Mas estamos nos empenhando ao máximo para garantir a todos os natalenses, sem exceção, as condições para que possam enfrentar este duro período da melhor forma possível”, disse o Prefeito, lembrando que esses locais foram destinados inicialmente, podendo ser ampliado o atendimento, de acordo com a necessidade. 


A Igreja tem manifestado preocupação com a situação dos moradores de rua que, por terem a imunidade mais baixa, já estão no grupo de risco. Diariamente, a Prefeitura atende esse público no Albergue Municipal de Natal e no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e que estão vulneráveis diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Estamos transferindo o local de acolhimento dessas pessoas, pois precisamos de mais espaço para elas, de modo a atender uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, no sentido de evitarmos a contaminação pelo coronavírus. Além disso, todos os moradores vão ter abrigo e alimentação 24 horas por dia, ao invés das 12 horas oferecidas anteriormente”, explicou a secretária Andréa Dias.