Natal já contabiliza 1.285 casos de dengue em 2020


De acordo com o último boletim Entomoepidemiológico das Arboviroses disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS - NATAL), através do Centro de Controle de Zoonoses, Natal registrou 1580 casos de arboviroses no primeiro trimestre de 2020. Os números relacionados a Dengue somam 1285 notificações, o que corresponde a 280 casos a mais do que os registrados no mesmo período ano passado. Além da dengue outras arboviroses apresentam números crescentes na capital, como a Chikungunya, que contabilizou 278 casos, e a Zika, com 17 casos confirmados.
Os bairros do Planalto, Felipe Camarão e Lagoa Azul, são áreas com maior incidência desses casos. “Definimos que vamos manter os trabalhos em áreas de alto risco. E o serviço do UBV (carro fumacê), seja na forma portátil ou pesada, vai ser utilizado nessas áreas.”, diz Alessandre Medeiros Tavares, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Natal (CCZ-NATAL). Nesse período de pandemia, o CCZ- Natal ressalta que apenas os serviços de visitas domiciliares realizados pela equipes serão suspensas. “Vamos fazer apenas o tratamento da parte externa das residências, e vamos estar realizando também a contagem dos imóveis e atualizando o nosso reconhecimento geográfico.”
O CCZ-Natal pede que a população ajude no combate ao mosquito mantendo os ambientes limpo e evitando o acumulo de água parada.