Lacen inicia testes do coronavírus no RN e resultados podem sair em até 3 dias

Themis Rocha , responsável pela biologia molecular do Lacen | Foto: Mara Godeiro/TV Tropical

O Laboratório Central do Rio Grande do Norte (Lacen) iniciou, nesta sexta-feira (20), os testes para o coronavírus. Com a automatização do processo, os resultados ficarão prontos em até 3 dias. O estado, até então, não realizava o exames. As amostras eram colhidas aqui e enviadas para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, e os resultados demoravam até 10 dias para ficarem prontos, segundo Magaly Cristina, diretora do Lacen.
De acordo com a responsável pela biologia monocelular do Lacen, Themis Rocha, o laboratório recebeu quatro kits, que correspondem a aproximadamente 100 testes. O material foi enviado pelo Ministério da Saúde. Ao longo da semana, novas medidas ainda serão adotadas. Por enquanto será possível fazer extração do material genético, que corresponde a 1º parte do processo. 
Para que os testes fossem possibilitados no estado, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) disponibilizou o prédio do Instituto de Medicina Tropical, que conta com a estrutura e os equipamentos necessários para fazer exames do tipo, desde os profissionais tenham os kits de testagem do Covid-19, que o estado espera receber em breve.