Coronavírus: Sem poder ir à igreja, fiéis se ajoelham em calçadas durante passagem do Santíssimo em ruas de Natal


Mesmo sem poder participar de missas durante a quarentena por causa do novo coronavírus em Natal, católicos tiveram um momento de fé e adoração na tarde de domingo (29) em Ponta Negra, na Zona Sul da capital. Sobre um carro, percorrendo as ruas do bairro, a pároco local realizou a cerimônia da passagem do Santíssimo, e os fiéis foram às portas e calçadas de suas casas. Alguns chegaram a se ajoelhar.

De acordo com o padre Flávio Herculano, da Paróquia de Santa Rita de Cássia dos Impossíveis, a iniciativa partiu da ideia de outras paróquias, que realizaram ações semelhantes. O objetivo, de acordo com ele, era manter a esperança dos fiéis em meio ao "momento difícil que se vive".

A ação, meio improvisada, durou aproximadamente três horas, entre 16h e 19h, e percorreu quase todas as ruas do bairro.
“Diante desta realidade que nós estamos vivendo, a gente fez isso com o objetivo maior de criar o ânimo, de acender a esperança nas pessoas; aquilo que o papa Francisco disse, que as pessoas criem a esperança que não se acaba. Que a chama que tem dentro de cada um permaneça acesa. Deus é a nossa esperança”, afirmou.

De acordo com ele, a cerimônia da passagem do Santíssimo simboliza Jesus na Eucaristia. Em quase toda igreja, ele explica, ela é celebrada às quintas-feiras e, no dia de Corpus Christi, ganha as ruas com uma procissão.
"Agora, a gente achou que seria necessário fazer novamente, para reacender a esperança das pessoas. A gente pôde ver gestos tão bonitos, voluntários. Tudo muito simples. A gente só tinha comunicado pelas redes sociais. Alguns saíram correndo de suas casas, para receber a benção, a proteção de Deus”, relatou o pároco.

Páscoa
Os tempos de quarentena deverão causar mudança inclusive na celebração da Páscoa - uma das mais importantes no calendário religioso cristão. O padre explicou que no próximo domingo (5), a benção dos ramos será realizada pelas redes sociais.
“As pessoas serão orientadas a colocar um copo de água perto da televisão ou de onde estiverem vendo a transmissão e elas mesmas vão aspergir a água sobre o ramo”, disse.

Já a tradicional via sacra da paróquia será realizada no pátio da igreja, com um grupo pequeno, e transmitida pelas vias sociais para os fiéis.



G1 RN