Como dormir quando faz muito calor?


Para poder dormir quando faz muito calor e conseguir um descanso reparador, é fundamental que nos hidratemos corretamente e que evitemos fazer refeições pesadas.

Os dias de verão nos encantam porque podemos ir à praia, à piscina ou deitar ao sol para pegar aquele bronzeado, mas você consegue dormir quando faz muito calor? Parece impossível!
Não desespere! Existem soluções muito interessantes para podermos dormir quando faz muito calor. Neste artigo falaremos sobre elas! Confira.
Uma das perguntas mais frequentes durante os dias calorentos é: como faço para dormir? Descansar nas noites com mais de 26ºC parece uma missão impossível.
Quando a temperatura é alta, afeta nosso ritmo biológico e, por isso, muda a estrutura normal do sono.
Alguns hábitos que podemos pôr em prática na hora de ir para a cama e que nos ajudam a dormir melhor são:

Beber muita água para dormir melhor

Sem dúvidas muitos sabem quase que de cor a máxima que indica “beber 2 litros de água por dia” (e talvez muitos até façam isso).
Porém, quando faz muito calor você deve aumentar o consumo de líquidos, já que as altas temperaturas nos fazem transpirar mais e, por isso, nos desidratamos mais rápido ainda que não façamos exercício.
Se você estiver “úmido” por dentro e não sentir cede é provável que durma melhor. Igualmente te recomendamos deixar um copo ou garrafa com água na mesinha a noite caso de madrugada precise beber.

Mantenha o quarto refrigerado para dormir quando faz muito calor

Também não é necessário que se transforme em um congelador mas, pelo menos, que a temperatura neste ambiente seja menor que os 26ºC.
Se você não tiver ar condicionado, há muitas maneiras criativas de refrigerar um quarto como, por exemplo, ligar o ventilador e pôr um recipiente com cubos de gelo na frente.
Também aconselhamos que durante o dia não abra as cortinas e as janelas e que só faça isso de madrugada ou nas primeiras horas da manhã.

Jante coisas leves

É verdade que durante o verão comemos menos e o cardápio é mais leve, já que preferimos saladas e verduras ao invés de sopas, ensopados ou molhos.
Porém, também precisamos ingerir pouca quantidade de alimentos se queremos conciliar o sono mais facilmente.
  • Opte por frutas frescas, iogurtes, sorvetes, sucos e vitaminas ao ir para a cama (além disso, te ajudarão a se hidratar se não é dos que bebem muita água).
  • Evite as refeições pesadas, muito picantes ou condimentadas.
  • Também não é bom consumir café ou refrigerantes com cafeína, já que ativa o organismo.
  • E cuidado com o consumo de álcool!

Não pratique exercícios a tarde se você quiser dormir quando faz muito calor

A atividade física é necessária em todo momento do ano, mas durante o verão é preciso ter em conta a hora adequada para se exercitar. Se saímos para correr, andar de bicicleta ou vamos para a academia, é melhor que isso aconteça pela manhã.
Você não pode se exercitar pela manhã? Então não espere até a última hora da noite. É aconselhável que, pelo menos, passem 3 a 4 horas para ir dormir.
Existe a crença de que o esporte nos ajuda a conciliar o sono mas, na realidade, causa excitação no organismo.
Portanto, estamos cansados fisicamente mas não podemos dormir. Se você quer sair para dar um passeio depois do jantar, terá que esperar um pouco antes de deitar.

Escolha as roupas adequadas

Dormir nu não será totalmente uma boa ideia, porque a temperatura corporal cai de madrugada e no outro dia levantamos com resfriado ou dores musculares.
Por isso devemos escolher um pijama leve (se possível de algodão).
Também preste atenção nos lençóis e almofadas, porque em muitos casos geram calor ou nos fazem transpirar ainda mais. Nada de cetim ou seda. O melhor é algodão, sempre.
Algumas pessoas optam por molhar a roupa de cama antes de deitar, mas esta nem sempre é uma boa ideia.  Lembre-se que se a umidade seca em seu corpo você tem mais probabilidades de adoecer.
Te aconselhamos também que durma sozinho ou nas laterais da cama caso você tenha alguém, ou que considere a possibilidade de jogar um colchonete no chão ou um saco de dormir (o chão estará sempre mais fresco).

Tome duchas mornas

Muitos prefeririam dormir deitados em uma banheira com água congelada, mas isso não é aconselhável por várias razões (dentre elas, adoecermos ou sofrermos um acidente) mas o que podemos fazer é tomar uma ducha bem antes de deitarmos.
Mas opte pela água morna ao invés da fria para que o organismo não sofre tanto a diferença de temperatura e comece a transpirar assim que você acabar de sair do banho.

Desligue todas as luzes e aparelhos

Isto não só diminui a temperatura do cômodo como também nos ajuda a relaxar para que durmamos melhor (este conselho pode ser aplicado em qualquer época do ano).
Os aparelhos eletrônicos também não devem ficar em modo de espera ou standby, já que com isso continuam emanando calor e gastando energia.

Aplique compressas molhadas para dormir quando faz muito calor

Pouco antes de ir dormir, molhe alguns panos com água morna e aplique nas regiões sensíveis ao calor tais como, por exemplo, a nuca, o rosto ou as axilas. Verá como começa a sentir o alívio em um instante.
Isto se deve ao fato de que o frio desencadeará um processo denominado vasoconstrição, que diminuirá a temperatura.
Outros conselhos interessantes para dormir quando faz muito calor são: tirar um cochilo curto pela tarde e tomar uma infusão gelada de passiflora, camomila ou lavanda para reduzir a ansiedade e o estresse.
melhorcomsaude.com.br