Eco Praça encerra temporada com reflexão sobre a ‘Ribeira do Futuro’


A temporada do Eco Praça-Edição Conecta está chegando a seu encerramento no próximo domingo (26), na Praça Augusto Severo, Ribeira. E promete ser ainda mais especial porque além das atividades culturais e ecológicas, propõe um momento de reflexão sobre a importância da Ribeira, berço arquitetônico e cultural de Natal e o segundo mais antigo bairro da capital. O Eco Praça é realizado pelo Instituto Ancestral (organização não governamental) e nesta temporada é incentivado com os recursos da Prefeitura do Natal, Arena das Dunas e Unimed Natal através da Lei Djalma Maranhão.

Um dos pontos será a roda de conversa “Ribeira do Futuro”,  começando às 16h, que terá como convidados a arquiteta e professora da UFRN, Ruth Maria da Costa Ataíde, Doutora em Pensamento Geográfico e Organização do Território pela Universidade de Barcelona e Coordenadora do Fórum Direito a Cidade; O professor universitário José Clewton do Nascimento, do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN, Maurício Panella, antropólogo, artista multimídia e Diretor a Casadágua Instituto e Estúdio de Criação, responsável pelo Museu da Memória Afetiva. E mediação de Henrique Lopes, músico/produtor cultural atuante na cidade de Natal e doutorando em História Social na USP.

Outras novidades estão programadas, como o Encontro da Associação Potiguar de Skate (15h), Encontro Urban Sketchers Natal com ação de desenho coordenada por José Clewton; E mais Oficina de Bolhas Gigantes, Brincadeiras Analógicas, Oficina Cidade dos Sonhos, doação de mudas (“Um abraço tudo muda”).

As apresentações de dança e música serão o Dj Caxangá (15h), Boi Calemba Pintadinho (17h),  BEX (19h), Banda Rieg (20h), intervenção  Cia Orô Uma, show Blue&Red (21h) e DuSouto (22h30.

Comunidade imaginada: “Reciclando o olhar”
O renomado artista plástico e cenógrafo carioca Sérgio Cezar, conhecido por criar esculturas de cidades a partir de materiais recicláveis, estará no Eco Praça falando sobre sua trajetória e relação com arte e meio ambiente, na palestra “O Gigante de Papelão”. No local também ficará em exposição a obra construída pelos participantes da oficina “Reciclando o Olhar”, que aconteceu no início do mês de janeiro, na Cidade da Criança.  O resultado deste trabalho poético e detalhista será mostrado na praça Augusto Severo e depois ficará em exposição na Galeria de Arte Newton Navarro, na Funcarte.

O trabalho construído a partir de micro lixo, medindo 2,60 x 0,85m, reproduz uma comunidade natalense, inspirada na arquitetura simples de várias localidades da Grande Natal. Apesar do realismo, a criatividade dos detalhes traduz um pouco os sonhos de quem mora nessas localidades. A obra tem pracinha com brinquedos, uma escola, campinho para jogar pelada, algumas casas possuem energia solar e reaproveitamento de água. À noite, as casinhas serão iluminadas. O objetivo é mostrar a importância do meio ambiente, da preservação do patrimônio arquitetônico da cidade, do resgate da cidadania.

De 2013 para cá, o Eco Praça realizou 40 edições nas quatro regiões administrativas da cidade de Natal e ainda por cinco municípios do RN. Em 2015, conquistou a Comenda do Mérito Folclorista Professor Deífilo Gurgel, da Câmara Municipal de Natal; o Prêmio Hangar de Iniciativa Cultural e o Troféu Cultura como Produtor Cultural do Ano.

PROGRAMAÇÃO
25/01 - Ribeira | Praça Augusto Severo - 15h às 00h
15h: Dj Zé Caxangá
15h: Encontro da Associação Potiguar de Skate
15h - 17h30: Encontro Urban Sketchers Natal
15h - 18h: Oficina de Bolhas Gigantes
15h - 18h: Oficina Cidade dos Sonhos
15h - 18h: Brincadeiras Analógicas
16h - 17h: Bate-papo “Ribeira do Futuro”
17h: Boi Calemba Pintadinho
18h30: Bate-papo "O Gigante do Papelão", com o artista plástico Sergio Cesar (RJ)
19h: Bex (Música)
Intervenção: Break dance
20h: Rieg (Música)
Intervenção: Cia Orô Una
21h: Blue&Red (Música)
22h30: DuSouto (Música)