Extremoz continua com menor índice de violência entre as cidades próximas a capital




Segundo o relatório divulgado nesta terça-feira (03) pelo o OBVIO (Observatório da Violência do RN) e Secretaria de Segurança Pública do RN, Extremoz continua com o menor índice de violência entre os municípios próximos a capital potiguar.

Em primeiro lugar como a cidade mais violenta do RN de janeiro de 2019 a novembro de 2019 está Natal seguida por Mossoró, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Parnamirim, Ceará-Mirim, Canguaretama e Extremoz.

Em novembro aconteceram três mortes e nos últimos onze meses o município teve 24 mortes por Condutas Violentas Letais Intencioanais. Lembrando que essa estatística é contabilizada com as mortes registradas pelo ITEP/RN.

Para garantir a redução da violência foram necessárias ações por parte da Prefeitura de Extremoz. Entre as quais, a Lei Nº 922/2017, de autoria do Executivo Municipal que autorizou a Prefeitura a cooperar financeiramente com o custeio complementar e subsidiário das atividades de segurança pública executadas no âmbito do Município, disponibilizando pessoal de apoio, a manutenção do Pelotão Militar e da Polícia Civil, material de expediente, eletrodomésticos, kits de higiene, colchões e o mais importante, a renovação do convênio entre a Prefeitura Municipal de Extremoz e o Governo do Estado, que garantiu ao 11º Batalhão de Polícia Militar duas novas viaturas para reforçar o policiamento no município. "O recurso empregado para manter as viaturas cedidas pela Prefeitura de Extremoz ao pelotão será agora investido em diárias operacionais para pagar salário extra aos policiais, o que permitirá o imediato aumento do número de policiais militares nas ruas de nossa cidade", afirmou o prefeito Joaz Oliveira.

Além disso, iniciou o processo de substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas de maior luminosidade melhorando a visibilidade no período noturno. Também tem mantido contato constante com o Secretário de Segurança Pública do RN e com o Comando da Polícia Militar pensando em segurança efetiva em nível de município. E recentemente, a prefeitura teve o pleito atendido pelo Governo do Estado que foi a implantação câmeras de vídeo monitoramento capazes de reconhecer placas de carros e motos e já identificar os que possuem queixas de furto e roubo instantaneamente tanto de dia, como em condições de total ausência de luz.