Vereadores aprovam criação de semana de combate ao bullying e cyberbulling





 
O assunto é um dos mais estudados nos últimos anos por especialistas nas áreas comportamentais de crianças, jovens e adolescentes. E, tendo em vista a sua importância, o combate ao bullying e o cyberbullying deverá ganhar uma Semana de Combate à intimidação Sistemática nas escolas do Município de Natal. O Projeto de Lei que pretende criar uma semana especialmente para combater a prática na capital potiguar foi aprovado em segunda discussão na sessão ordinária desta quinta-feira (31).

A matéria teve proposição do vereador Chagas Catarino (PDT), subscrito pelos vereadores Carla Dickson (PROS), Cícero Martins (PSL), Ney Lopes Jr. (PSD) e Raniere Barbosa (AVANTE). “O  bullying e o cyberbullying são combatidos no início da vida escolar de cada jovem, e a gente sabe muito bem que palestras e divulgações, com uma semana divulgando, se usando os professores e orientadores é possível conseguir diminuir muito essa prática tão perigosa que pode levar muitas vezes ao suicídio e à violência entre os adolescentes”, comentou o vereador Chagas Catarino.

A ação do bullying consiste em intimidar ou agredir o outro verbal ou fisicamente mais de uma vez, sozinho ou com a ajuda de outras pessoas. Segundo o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (Ceats), 70% dos alunos brasileiros já presenciaram maus tratos desse tipo alguma vez durante o período escolar. E o cyberbullying segue a mesma linha, mudando apenas o ambiente de agressão, que passa a ser a Internet, em redes sociais ou pelo celular.

Segundo a vereadora Carla Dickson, o programa de combate ao bullying já existe em Natal, mas não existia a figura do cyberbullying. “Nós sabemos que o bullying feito pela rede social  é muito mais comum e danoso, por que você não mostra sua cara e fere a pessoa sem ser visto. E no caso se for um adolescente que já está inseguro, o bullying pode ser muito mais prejudicial. Então, com a semana de educação e informação nós temos o objetivo de coibir o avanço desse tipo de abuso”, relatou a vereadora.

Dia Municipal do Profissional Coach

Também em segunda discussão, os vereadores aprovaram Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Profissional Coach na cidade do Natal. A data escolhida foi o 12 de novembro. Segundo o propositor do projeto, o vereador Preto Aquino (Patriota), a instauração do dia tem grande valia tendo em vista a importância que o profissional Coach tem exercido na vida das pessoas, seja na vertente do empreendedorismo, no campo emocional, entre outros.

“Sabendo do elevado número de pessoas que estão desempregadas, procurando emprego,  o profissional Coach vem  orientar essas pessoas, por exemplo, é uma orientação de carreira. Eles acrescentam em muitos fatores, por exemplo, de como se portar, de como organizar um currículo, ajudando essas pessoas a serem inseridas no mercado de trabalho. Então, eu vejo que essa é sim uma profissão importante diante da realidade social que vivemos”, explicou.

Já o vereador Maurício Gurgel (PSOL) usou a tribuna para relatar sua experiência pessoal, quando participou de cursos ofertados por Coachs em diversas situações. “Eu sou testemunha de como o Coach nos ajuda. Eu era uma pessoa antes e depois de realizar o curso. Eles nos ajudam no desenvolvimento pessoal e profissional, nos levando a ter autoconhecimento e crescer, evoluir em diversos pontos”, concluiu.

No momento da sessão, a vereadora Carla Dickson anunciou que irá ofertar para servidores da Câmara um curso sobre inteligência emocional durante o mês de novembro. Carla Dickson também é profissional Coach e acredita que ao ministrar o curso poderá trazer para a Casa ensinamentos de grande importância para o desenvolvimento dos vereadores e seus profissionais.