Saúde orienta municípios para Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo



O Ministério da Saúde vai promover, a partir do mês de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que buscará a interrupção da circulação do vírus pelo país. A imunização será realizada em duas etapas, com dois públicos-alvo.
A primeira inicia em 7 de outubro e segue até o dia 25 do mesmo mês, tendo como público-alvo crianças de seis meses a 5 anos, sendo 19 de outubro o “Dia D”. No mês de novembro ocorrerá a segunda etapa, com objetivo de imunizar adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos. Esse público terá o Dia D em 30 de novembro.
Os dois grupos foram selecionados devido à alta incidência da doença nas respectivas faixas etárias, e terão as doses aplicadas de acordo com a situação encontrada na caderneta vacinal.
Nesta campanha de vacinação será utilizada a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) de diferentes laboratórios produtores, para a vacinação das crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. Para os adultos jovens de 20 a 29 anos de idade serão utilizadas as vacinas tríplice viral e dupla viral (sarampo e caxumba).
O Programa Estadual de Imunização reuniu gestores de todos os municípios sede das regionais e as próprias Unidades Regionais de Saúde Pública do Estado para passar as informações gerais e orientar que os municípios do interior discutam suas estratégias e disseminem as informações repassadas.
Ursap’s discutem estratégias para a campanha contra o sarampo
Entre as orientações repassadas pela Sesap às regionais de saúde estão reuniões para preparação das ações, a fim de que sejam discutidas estratégias para a operacionalização Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.
Na II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por exemplo, a primeira reunião acontecerá nesta quarta-feira (2), das 9h às 12h, no Auditório deputado Leônidas Ferreira.
O encontro, conduzido por Técnicos do Programa Regional de Imunizações, será direcionado aos coordenadores municipais do Programa de Imunizações e vacinadores dos 26 municípios da jurisdição. A reunião será coordenada pelos técnicos Jorge Motta e Lucinete Almeida.