Rendeiras da Vila de Ponta Negra serão homenageadas no Carnaval de Natal 2020



As rendeiras de bilros da Vila de Ponta Negra serão homenageadas no Carnaval de Natal de 2020 pela Escola de Samba Acadêmicos do Morro, do bairro de Mãe Luíza. O enredo “Rendeiras, mãos que tecem sonhos” será pré-lançado nesta quinta-feira, a partir das 20 horas, na sede da Associação das Rendeiras da Vila (Rua Vereador Manoel Coringa de Lemos, n.º 484).
A Acadêmicos do Morro vai enaltecer na avenida as grandes rendeiras do mundo todo, em especial as rendeiras do Nordeste e, principalmente, as da arte de Bilros da Vila de Ponta Negra, além da renda Renascença e Filé. A presidente emérita da Associação Rendeiras da Vila, Maria de Lourdes de Lima, conhecida como Vó Maria, será destaque no desfile. Ela é considerada um ícone nacional na arte da renda de bilros e, aos 85 anos, é a mestra rendeira mais antiga da Vila. As rendeiras que fazem parte da Associação também vão compor a ala das baianas.
Antônio Cristiano do Nascimento, vice-presidente da Acadêmicos do Morro, afirma que todos os integrantes se enchem de orgulho por fazer esta homenagem a figuras tão ilustres e representativas da cultura potiguar. “Fomos vice-campeões no Carnaval deste ano e acreditamos que, com as nossas tantas Marias rendeiras, mulheres tão empoderadas, teremos um resultado inesquecível em 2.020″, revela.
De acordo com Maria Helena Correia dos Prazeres, presidente da Associação Rendeiras da Vila, a escolha da Escola de Samba ajuda a fortalecer e valorizar a atividade da renda, promovendo a preservação da memória cultural e reforçando que, no Rio Grande do Norte, a renda de bilros representa uma reafirmação da cultura popular. “Hoje o artesanato das rendas tende ao desaparecimento. Vem daí a importância ainda mais relevante desta homenagem da Escola Acadêmicos do Morro”, pontua.

portalnoar